A DIFICULDADE EM ENCONTRAR PROFISSIONAIS QUALIFICADOS: ESTUDO DE CASO DE UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LOCALIZADA NA CIDADE DE PALMEIRA - PR

Matheus Santos Chincoviaki, Heloisa Riffert Stadler

Resumo


O processo de seleção de pessoas qualificadas para o trabalho pode não ser algo simples, especialmente em se tratando de uma empresa da área de publicidade localizada em um município de pequeno porte. Diante nisso o objetivo principal desse trabalho analisar a dificuldade de se encontrar profissionais qualificados em cidades pequenas, no caso específico, em uma agência de publicidade na cidade de Palmeira-PR. Os procedimentos técnicos utilizados classificam a pesquisa como estudo de caso e bibliográfica, de abordagem qualitativa e exploratória. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista aberta composta por 07 perguntas, aplicada no proprietário da empresa. O resultado alcançado mostra as dificuldades do processo de seleção e como o gestor contorna esse problema para contratar e reter os colaboradores


Palavras-chave


Marketing Digital, Publicidade, Seleção

Referências


CERVO, A.L. Metodologia cientifica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. 242 p.

CHIAVENATO, I. Dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2007.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003. 425p.

DORNELAS, José. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: Empreende/LTC, 2014.

Denzin, N. K., Lincoln, Y. S. Planejamento da Pesquisa Qualitativa: Teorias e Abordagem. 2º Edição. São Paulo: ARTMED, 2006.

Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Satisfação e desempenho: Avanços e desafios após um ano de migração compulsória para o home office. São Paulo, 2021. https://www.fea.usp.br/fea/noticias/brasileiros-querem-continuar-no-home-office-diz-pesquisa acesso em: 20/05/2022.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2010. 184 p.

MULYANA, M.; ZAKARIA, Z.; MAHMOOD, R. Desenvolvendo os Componentes da Orientação para o Mercado para Melhorar o Desempenho de Pequenas e Médias Empresas. Revista de Administração de Empresas, v. 61, n. 4, p. 1-16, 2021.

OCKE, M. A. M.; BOSQUETTI, M. A.; ALEXANDRE, G. V. Patrocínio Esportivo e Comunicação de Marca: Perspectivas de Patrocinadores, Gestores de Marketing Esportivo e Atletas Brasileiros do Surfe Profissional. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 10, n. 3, p. 21-51, 2021.

OPAS. Histórico da pandemia de covid-19. OPAS. Disponível em: Acesso em: 01/11/2021.

PADUÁ, E.M.M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. São Paulo: Papirus, 2004. 131 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Matheus Santos Chincoviaki, Heloisa Riffert Stadler