A IMPORTÂNCIA DO USO E ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS PARA PROJETOS DE MAIOR QUALIDADE

Rafaela Santos Medeiros, Anna Paula Lombardi, Silvia Barbosa de Souza Ferreira

Resumo


Para que uma construção seja sustentável segundo a Comissão Brundtland (1987, p. 9), no relatório Nosso Futuro Comum, deve atender “às necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”. deve se também realizar a seleção de materiais que melhor se adéquam ao uso destinado para a edificação, usuário e local de construção. a escolha dos materiais é parte primordial nas construções sustentáveis. e cada vez mais, tem se tornado realidade nos projetos que almejam a eficiência e o bom funcionamento de seus trabalhos, com melhor eficiência energética e diminuição de resíduos.

Palavras-chave


Materiais; Eficiência; Resíduos; Construção Sustentável;

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Márcio Augusto. A moderna construção sustentável. Disponível em: . Acesso em 19 set 2016

CASAGRANDE JR, Eloy Fassi. Princípios e Parâmetros para a Construção Sustentável, 2013.

CONAMA 307/2002. Conselho Nacional do Meio Ambiente, MMA. Diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Disponível em: Acesso em 21 set 2016

CHAVES, Helena de Oliveira. Diretrizes sustentáveis na construção civil: avaliação do ciclo de vida. 2014. Projeto de graduação ao curso de Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ECYCLE. Eco Desing. Disponível em: . Acesso em 19 set 2016.

Herzog, T. Green Questionnaire. In A. K. Sykes, Constructing a New Agenda: Architectural theory 1993-2009 (pp. 174-175). New York: Princeton Architectural Press, 2010.

KEELER, Marian; BURKE, Bill. Fundamentos de projetos de edificações sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2010.

KEELER, Marian; BURKE, Bill. Fundamentos de projetos de edificações sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2010.

MELO, Juliana Jardim Soares e. Um Estudo Sobre a Integração Entre Ambiente, Projeto e Tecnologia. Artigo para revista on-line Especialize IPOG. Maio 2012.

NOSSO FUTURO COMUM. Comissão Mundial entre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2º ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991. Disponível em < http://pt.scribd.com/doc/12906958/Relatorio-Brundtland-Nosso-Futuro-Comum-Em-Portugues#scribd> Acesso 19 set 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Rafaela Santos Medeiros, Anna Paula Lombardi, Silvia Barbosa de Souza Ferreira