A INEFICIÊNCIA DO ESTADO ANTE A PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

marcelo rodrigo korch, GIAN CARLO MENDES VIEIRA

Resumo


Quando nos referimos aos direitos fundamentais na esfera em questão, o nosso entendimento deve abranger que, tanto o terceiro que por ventura vier a violar direito de outrem, quanto aqueles já condenados também são detentores destes. Nota-se, no entanto, a presença de uma ineficiência do Estado no que se refere o artigo 5º, inciso XLIX da Constituição Federal de 1988, sobre a garantia da integridade física e moral aos presos. O presente estudo visa trazer à tona um pensamento crítico ante a falha do Estado em não promover em sua universalidade a proteção aos direitos fundamentais.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Francisco. Direito civil: introdução. 5º edição. Rio de Janeiro. Renovar, 2003.

CARVALHO, Salo de. Pena e Garantias. 3º edição. Rio de Janeiro. Lumen Juris, 2008.

FOUCAUL, Michel. Vigiar e Punir. 20º edição. Petrópolis - RJ. Vozes, 1999.

INFOPEN. (2019). Presos em Unidades Prisionais no Brasil, de julho a dezembro. Disponível em abril, 10, 2021 em < https://app.powerbi.com/view?r= eyJrIjoiZWI2MmJmMzYtODA2MC00YmZiLWI4M2ItNDU2ZmIyZjFjZGQ0IiwidCI6ImViMDkwNDIwLTQ0NGMtNDNmNy05MWYyLTRiOGRhNmJmZThlMSJ9>

MARMELSTEIN, George. Curso de direitos fundamentais. 8º edição. São Paulo. Atlas, 2019.

SAMPAIO, José Adércio Leite. Direito à intimidade e à vida privada: uma visão jurídica da sexualidade, da família, da comunicação e informações pessoais, da vida e da morte. Belo Horizonte: Del Rey, 1998.

SARLET, Ingo Wolfgang; Mitidiero, Daniel; Marinoni, Luiz Guilherme Curso de direito Constitucional / Ingo Wolfgang Sarlet; Daniel Mitidiero; Luiz Guilherme Marinoni. 9º edição. São Paulo. Saraiva Educação, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 marcelo rodrigo korch, GIAN CARLO MENDES VIEIRA