UTILIZAÇÃO DE UM COLETE DE FOTOBIOMODULAÇÃO NA PROFILAXIA DE RADIODERMITES DECORRENTES DA RADIOTERAPIA NO CÂNCER DE MAMA: ESTUDO PILOTO.

Elaine Becher Santos, Ivana De Oliveira, Gianlucca Correia Mansani, Larissa Louise Campanholli

Resumo


A radioterapia é um dos principais recursos utilizados no tratamento no câncer de mama, porém ela apresenta como principal reação adversa a radiodermite. O objetivo desse estudo foi utilizar a fotobiomodulação como recurso na profilaxia de radiodermites através da aplicação de um colete de LED. As pacientes foram distribuídas em dois grupos, no qual o grupo 1 realizava intervenção e o grupo 2, placebo. A divisão dos grupos se deu por meio de sorteio. A aplicação do colete de fotobiomodulação foi realizada após a sessão de radioterapia, três vezes por semana, por um período de 5 minutos. Nos resultados, o colete não realizou a profilaxia de radiodermites, e nos níveis de hidratação e oleosidade apresentou redução em ambos os grupos. Na elasticidade e equilíbrio tegumentar não apresentou alteração significativa.


Referências


CHAN,R.J. WEBSTER, J. CHUNG, B. MARQUART, L. AHMED, M. GARANTZIOTIS, S.Prevention and treatment os acute radiationinduced skin reactions: a systematicreviwe and metanalysis of randomized controlled trials. Bio Med Centra I Cancer.2014,v.14, n.53.

INCA. Instituto Nacional de Câncer. Disponível em: . Acesso em: 17 de março de 2019.

MARX, A. G. FIGUEIRA, P. V. G. Fisioterapia no Câncer de Mama. 1º edição. Barueri, São Paulo: Manoele,2017.

ROBIJINS, J. CENSABELLA, S. CLAES, S. PANNEKOEKE,L. COLSON,D. KAMINSKI, L. BULENS, P. MAES, A. NOÉ, L. BROSENS,M. TIMMERMANS, A. LAMBRICHTS,L. SOMERS,V. MEBIS,J. Preventions of Acute Radiodermatitis by Photobiomodulations: A Rondomized, Place bo-Controlled Trial in Breast Cancer Patients (Transdermis Trial).Lasers in Surgery and Medicine. 2018; n.50 p.763–771.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica