INOVAÇÕES DE PETICIONAMENTOS EM VISUAL LAW SUAS FORMAS DE APLICAÇÕES PRÁTICAS E COMUNICAÇÃO FUNCIONAL

Matheus Silva Betim, Anna Letícia de Quadros Pereira, Elcio Domingues da Silva

Resumo


O presente trabalho explora o Visual Law como uma abordagem inovadora que integra elementos visuais no âmbito jurídico, visando aprimorar a comunicação, acessibilidade e eficiência na prática advocatícia. Partindo da análise do desenvolvimento do Legal Design e sua intersecção com o direito, o estudo apresenta os benefícios dessa técnica, que se fortaleceu com o avanço das tecnologias digitais e a necessidade de adaptação durante a pandemia da COVID-19. Foram abordadas ferramentas como fluxogramas, infográficos e linhas do tempo, utilizadas para melhorar a compreensão de peças jurídicas por magistrados e clientes. O estudo conclui que a aplicação do Visual Law pode aumentar a eficiência da advocacia e fortalecer o acesso à justiça, garantindo maior empatia e clareza na comunicação entre as partes.

Palavras-chave


(PALAVRAS-CHAVE: Visual Law, Legal Design, advocacia, comunicação jurídica, inovação)

Referências


AZEVEDO, Bernardo de; OLIVEIRA, Ingrid Barbosa. Visual Law no Direito Brasileiro: Desafios e Complexidades. Porto Alegre: Visual Law Publishing, 2022.

BUOSI, Ana Paula Assis; CARVINA, Maria Fernanda Dantas; TAKUSH, Silvia Mayumi Nishimura. Linguagem Jurídica Simples: primeira camada da informação jurídica no Visual Law. In: SOUZA, Bernardo de Azevedo; OLIVEIRA, Ingrid Barbosa (Org.). Visual Law. 2. ed. São Paulo: Thomson Reuters, 2022.

MACÊDO, Jullya. Visual Law no Direito: O que é, Como Usar, Legalidade e Mais. Disponível em: https://diegocastroadvogado.com.br/visual-law-no-direito. Acesso em 25 de set. de 2024

SILVA, Roberto de Almeida et al. A evolução do direito visual no Brasil: desafios e oportunidades. Recife: Editora Jurídica, 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Matheus Silva Betim