AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE SOB DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DOS PERCEVEJOS MARROM (EUSCHITUS HEROS) E VERDE PEQUENO (PIEZODORUS GUILDINII) NA CULTURA DA SOJA

Bianca Princival De Lara, Maria Cecilia Coques Mattos, Jenifer Voichcoski, Augusto Proença Betim, Ariadne Waureck

Resumo


O cultivo da soja é amplamente afetado por pragas, especialmente percevejos, que comprometem a qualidade e a produtividade dos grãos. Dentre as principais espécies destacam-se o percevejo-marrom
(Euschistus heros) e o percevejo-verde-pequeno (Piezodorus guildinii), que causam sérios danos na fase de enchimento dos grãos. Diante desse fato, o presente trabalho teve como objetivo avaliar diferentes estratégias de manejo, sendo eles: químico, biológico e integrado, no controle dessas pragas na cultura da soja. O
experimento foi conduzido na Fazenda Escola Cescage, em Ponta Grossa – PR, utilizando delineamento em blocos ao acaso com cinco tratamentos e quatro repetições. As variáveis analisadas foram produtividade e incidência de percevejo marrom e verde-pequeno. Os resultados mostraram que o controle químico e o manejo
integrado (químico + biológico) proporcionaram maior eficiência, refletindo em melhor desempenho produtivo da cultura. O uso isolado de Beauveria bassiana apresentou controle limitado, principalmente sob alta pressão de pragas, enquanto sua associação ao controle químico potencializou a eficácia e ampliou o efeito residual.
Conclui-se que o manejo integrado é a estratégia mais indicada, pois alia eficiência no controle de percevejos e sustentabilidade ambiental, promovendo uma produção de soja mais equilibrada e tecnicamente eficiente.

Palavras-chave


Manejo integrado, biológico, percevejo, soja.

Texto completo:

Sem título

Referências


AGROADVANCE. Percevejos da soja: como identificar e controlar as 4 principais espécies. 22 set. 2023. Disponível em: https://agroadvance.com.br/blog-percevejos-da-soja/.

Acesso em: 13 mar. 2024.

BARBOSA, Ruth Teles et al. Flutuação populacional de percevejos na cultura da soja com aplicação de silício na região do ecótono cerrado-pantanal. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e582973824-e582973824, 2020.

CARVALHO, Marina Mouzinho. Influência de sistemas de semeadura na população de pragas e nas características morfofisiológicas em cultivares de soja. 2014.

CONAB, Companhia Nacional De Abastecimento. Safra de grãos 2024/25 é estimada em 345,2 milhões de toneladas com recorde na produção de milho e soja. 14 ago. 2025.

Disponível em: https://www.gov.br/conab/pt-br/assuntos/noticias/safra-de-graos-2024-25-e

estimada-em-345-2-milhoes-de-toneladas-com-recorde-na-producao-de-milho-e-soja

CORREA-FERREIRA, B. S.; PANIZZI, A. R. Percevejos da soja e seu manejo. Embrapa Soja-Circular Técnica (INFOTECA-E), 1999.

DO NASCIMENTO, Joacir. O sistema imune de Spodopera frugiperda influencia a sua suscetibilidade de mistura de produtos químicos e biológicos?. 2024.

EMBRAPA. Pragas da soja no Brasil e seu manejo integrado. 1 dez. 2000, p. 9-37. CDD 633.34970981. Disponível

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/449719/1/ID6173.pdf. Acesso em: 5 mar. 2024.

EMBRAPA. Pragas mais resistentes a químicos exigem mudança nas estratégias de controle, 9 dez. 2014. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/

/noticia/2334543/pragas-mais-resistentes-a-quimicos-exigem-mudanca-nas-estrategias-de-controle. Acesso em: 21 mar. 2024.

FREITAS, M. A cultura da soja no Brasil: o crescimento da produção brasileira e o surgimento de uma nova fronteira agrícola. Enciclopédia Biosfera, v. 7, n. 12, 2011.

PICANÇO, M. C. et al. Controle biológico das principais pragas de hortaliças no Brasil. In: ZAMBOLIM, L. et al. Manejo Integrado de doenças e pragas: hortaliças. Viçosa: UFV:

DFT, 2007. p. 505-538.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2026 Bianca Princival De Lara, Maria Cecilia Coques Mattos, Jenifer Voichcoski, Augusto Proença Betim, Ariadne Waureck