A ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE DENTRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA COMO FATOR DE MELHORA DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DA SUA AREA DE ABRANGÊNCIA.

suzimara Assolari

Resumo


: Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, que garantiu acesso a todos os beneficiários, observou-se que o modelo assistencial já não obteve resultados para a população. Houve à necessidade de melhorias na organização em relação a Atenção Primaria, oferecendo as famílias serviços curativos e preventivos, atuando nas Unidade Básica de Saúde (UBS), ambiente domiciliar e atividades em promoção de saúde na comunidade. Os ACS são os profissionais que estão em contato direto com a realidade das famílias e da comunidade, podendo identificar as dificuldades e os problemas, fortalecendo o vínculo do serviço de saúde e o usuário, sobre a supervisão do enfermeiro. O interesse neste estudo tem como objetivo, analisar o conhecimento e o comprometimento dos ACS durante a realização de suas práticas, a qualidade dos dados coletados e atuação dos enfermeiros como gestores. A pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa que foi realizada em Unidades de Saúde da Família localizadas em uma cidade no interior Paraná. A coleta de dados ocorreu no período de abril de 2019, tendo como sujeitos enfermeiros e agentes comunitários de saúde que atuam diretamente em equipes de saúde da família e aceitaram participar da pesquisa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semiestruturada com perguntas abertas e fechadas. Após a análise de dados conclui-se os ACS e enfermeiros nas práticas do dia se deparam com grandes obstáculos desde conseguir acompanhar as famílias, promover a promoção em saúde de forma continua e fidedigna.

Referências


HORTA et al., (2009). A prática das equipes de saúde da família: desafios para a prática das equipes de saúde da família: desafios para a promoção de saúde. Scielo, p527.

MARZARI, et al., (2011). Agentes comunitários de saúde: perfil e formação. SCIELO, p.876, p.877 e p.878.

MARCUS. (13 de 12 de 2016). Estratégia Saúde da Família. Fonte: Enfermagem Esquematizada. Acesso 09 abr 2018.

MARZARI, et al., (2011). Agentes comunitários de saúde: perfil e formação. SCIELO, p.876, p.877 e p.878.

O trabalho do agente comunitário de saúde. (2009). Fonte: Ministério da Saúde: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_acs.pdf. Acesso: 07 abri. 2018.

PINTO, A. A. (2010). O trabalho do agente comunitário de saúde na perspectiva da promoção da saúde: considerações práticas. Revista Eletrônica de Enfermagem, p. 5.

Rodrigues, C. R. (2015). Do Programa de Saúde da Familia á Estrategia Saúde da Família. São Paulo : Martinari.

SAÚDE, M. D. (2003). www.esfma.org.br. Fonte: Esfma Manuais.

SAÚDE, M.D. ( 2012). Consolidação das normas sobre politicas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde. Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0002_03_10_2017.html. Acesso; 14 de marc. 2018.

SAÚDE, M. D. (2013). www.esfma.gov.br. Fonte: Ministério da Saúde: http://www.esfma.org.br/manuais/siab.pdf. Acesso: 09 mar. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica