AMOR SE APRENDE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS

Joab Felipe de Mello Oliveira, Alcione Fávero, Luíz Alfredo Passos Ferreira, William Ludvic Sedor Schab, Rafaela Stacechen, Érika Zanoni Fagundes Cunha

Resumo


A Educação Assistida por Animais (EAA) é uma ferramenta pedagógica de ensino que tem o intuito de trabalhar os sentimentos e emoções do aluno por meio da interação com animais diversos (coelhos, cães, gatos, porquinhos da índia, cabritos, entre outros). O projeto “Mascotes da Alegria”, desenvolvido no Colégio Militar de Ponta Grossa/PR pelos acadêmicos de Medicina Veterinária do CESCAGE, tem o objetivo de trabalhar as habilidades cognitivas e socioemocionais dos alunos atendidos (Ensino Fundamental e Médio). Dessa forma, a presente pesquisa pretende analisar a importância da EAA por meio do projeto “Mascotes da Alegria”. Para isso, foi feita uma pesquisa de cunho bibliográfico e observações de campo no que tange ao projeto. O presente estudo evidenciou que a Educação Assistida por Animais desenvolve a memória, o trabalho em grupo, a criatividade, a afetividade e a interação entre os alunos.

(PALAVRAS-CHAVE: Educação Assistida Animais; EAA; Educação.)


Referências


BORBA, J. M. P. Contribuições da educação assistida por animais – EAA para a Psicologia da Educação. In.: InterEspaço, v. 3, n. 11, 2017, p. 187-210. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/6088. Acesso em: 18 set. 2019.

DOTTI, J. Terapias e animais. São Paulo: PC Editorial, 2005.

LIMA, C. M et al. Educação assistida por animais: estratégia promissora no âmbito escolar. In.: REBES, v. 8, n. 4, 2018, p. 54-57. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5946. Acesso em: 16 set. 2019.

NOBRE, M. O et al. Intervenções assistidas por animais: uma nova perspectiva na educação. In.: REDVET, v. 18, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/636/63651262005.pdf. Acesso em: 15 set. 2019.

OLIVEIRA, G. R et al. Atividade assistida por animais: efeitos na comunicação e interação social em ambiente escolar. In.: Distúrb Comun, v. 28, n. 4, 2016, p. 759-763. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/28017. Acesso em: 18 set. 2019.

ONARI, M. R et al. Contribuições da educação assistida por animais na aquisição da competência leitora. In.: XVII INC, 2013. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2013/anais/arquivos/0514_0444_01.pdf. Acesso em: 17 set. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica