CONTRIBUIÇÕES DO MARKETING PARA OS CAFÉS ESPECIAIS DO PLANALTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

José Antônio Santos da Silva, Daniela Araújo Santos, Vinícius Dias Lima

Resumo


Desde o século XIX, o café é uma das principais commodities de exportação do Brasil. Atualmente, o país também se destaca no consumo do grão, de modo a existir uma importante segmentação de cafés, que se destaca pela diferenciação quanto às questões de seletividade e qualidade dos grãos, bem como por atributos sensoriais como corpo e acidez equilibrados, os denominados cafés especiais. Nesse sentido, a região do Planalto de Vitória da Conquista, destacada produtora de cafés no estado da Bahia, se insere nacionalmente também como produtora de cafés especiais, prestigiados e reconhecidos em concursos estaduais e nacionais. Sendo assim, este trabalho objetiva examinar as contribuições do marketing para a promoção e valoração dos cafés especiais da região. Para tal, mediante levantamento de dados secundários sobre o atual cenário dos cafés especiais, revisão bibliográfica sobre o tema, bem como estudo de caso, ao investigar as ações mercadológicas da organização Eufrasio Cafés, pretende-se identificar o papel do marketing em potencializar e posicionar negócios e segmentos.

 


Palavras-chave


segmentação; marketing; cafés especiais; qualidade

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