IMPACTOS DO NOVO CORONA VÍRUS / COVID-19 NO MERCADO DE E-COMMERCE NO BRASIL

André Andrade Alves, Janaina Viana Silva Brito

Resumo


O ano de 2020 foi marcado pelo surgimento de uma doença sem precedentes, que transformou literalmente a forma vidas das pessoas. O novo Coronavírus, acarretou em uma série de mudanças e efeitos tanto em âmbito social e sobretudo econômico. No qual, o isolamento social trouxe grandes incertezas em relação a perspectiva de futuro fazendo com que fosse repensado tanto as formas de consumo pelas pessoas como as estratégias de comercialização utilizadas pelas organizações. Diante disso, o presente artigo objetiva analisar os impactos socias econômico e financeiros agregados com o surgimento da Covid-19, e sua relação com o mercado e comércio virtual no Brasil. Para tanto, utiliza-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, tendo por base material já elaborado como livros, artigos sites e periódicos. Chegando à conclusão de que o mercado eletrônico tem sido uma válvula de escape, para que empresas continuem em funcionamento, e tornando-se bem aceito pelos consumidores.


Palavras-chave


Coronavírus; Economia; E-commerce; Marketing Digital

Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA BRASIL. Prefiro vida da minha mãe": brasileiros que abriram mão do emprego na pandemia 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-03/efeitos-do-coronavirus-comecam-ser-sentidos-pelo-comercio-diz-cnc . Acesso em: 05 de novembro de 2020.

AGÊNCIA BRASIL. Covid-19: Brasil tem 756 mortes e 34.091 casos nas últimas 24 horas 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-11/covid-19-brasil-tem-756-mortes-e-34091-casos-nas-ultimas-24-horas . Acesso em: 05 de novembro de 2020.

AGENCIA IBGE NOTICIAS. PIB cai 9,7% no 2º trimestre de 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28721-pib-cai-9-7-no-2-trimestre-de-2020#:~:text=PIB%20cai%209%2C7%25%20em,s%C3%A9rie%20hist%C3%B3rica%2C%20iniciada%20em%201996 . Acesso em 04 de novembro de 2020.

CAXIAS, Nathália Medeiros. ROLIM, Célio Figueiredo. Marketing tradicional VS. Marketing digital: uma questão de mudança nas pequenas empresas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 06, Vol. 08, pp. 98-113. Junho de 2019. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/marketing/questao-de-mudanca . Acesso em: 07 de novembro 2020.

CORREIO DO POVO. Auxílio emergencial injeta R$ 20 bilhões no comércio por pagamento digital 2020. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/economia/aux%C3%ADlio-emergencial-injeta-r-20-bilh%C3%B5es-no-com%C3%A9rcio-por-pagamento-digital-1.465709 . Acesso em: 12 de novembro 2020.

E-COMMERCE BRASIL. 46% dos consumidores usam mais e-commerce por causa da pandemia 2020. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/consumidores-usam-ecommerce-pandemia-coronavirus/ . Acesso 05 de novembro de 2020.

ECONOMIA IG. Prefiro vida da minha mãe": brasileiros que abriram mão do emprego na pandemia 2020. Disponível em:https://economia.ig.com.br/2020-07-29/prefiro-vida-da-minha-mae-brasileiros-que-abriram-mao-do-emprego-na-pandemia.htm . Acesso em: 10 de novembro de 2020.

FECOMERCIO MG. Covid-19: Comercio brasileiro acumula prejuízo de R$ 124,7 bilhões 2020. Disponível em: https://www.fecomerciomg.org.br/2020/05/covid-19-comercio-brasileiro-acumula-prejuizo-de-r-1247-bilhoes/ . Acesso em 05 de novembro de 2020.

GLOBO.COM. Brasil registra 88 mortes por Covid-19 em 24 horas e chega a 162.374; 4 estados estão com a média em alta 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/11/08/casos-e-mortes-por-coronavirus-no-brasil-em-8-de-novembro-segundo-consorcio-de-veiculos-de-imprensa.ghtml . Acesso em: 08 de novembro 2020.

GLOBO.COM. Brasil tem tombo histórico no PIB do segundo trimestre por causa da pandemia 2020. Disponível em:https://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2020/09/02/brasil-tem-tombo-historico-no-pib-do-segundo-trimestre-por-causa-da-pandemia.ghtml . Acesso em: 05 de novembro de 2020.

MINDMINERS. Marketing Tradicional X Marketing: aprenda a integrá-los/ FRANKENTHAL, Rafaela (2017). Disponível em: https://mindminers.com/blog/marketing-tradicional-marketing-digital/ . Acesso em: 05 de novembro de 2020.

NIELSEN. COM. Covid-19 Comportamento das vendas online no Brasil 2020. Disponível em: https://www.nielsen.com/br/pt/insights/article/2020/covid-19-comportamento-das-vendas-online-no-brasil/ . Acesso em: 04 de novembro de 2020.

NOVO VAREJO. Valor do Auxilio Emergencial impacta positivamente o varejo brasileiro durante a pandemia 2020. Disponível em: https://novovarejo.com.br/valor-do-auxilio-emergencial-impacta-positivamente-o-varejo-brasileiro-durante pandemia/#:~:text=O%20total%20injetado%20no%20aux%C3%ADlio,dados%20do%20Portal%20da%20Transpar%C3%AAncia.&text=Em%20um%20cen%C3%A1rio%20sem%20o,faturamento%20de%20R%24%20293%20milh%C3%B5es . Acesso em: 06 de novembro de 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Organização Mundial da Saúde 2020. Disponível em: https://news.un.org/pt/tags/ . Acesso em: 09 de novembro 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Folha Informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil 2020. Disponível em. https://www.paho.org/pt/covid19 . Acesso em: 08 novembro 2020.

POLITIZE. O que é PIB? 2020. Disponível em: https://www.politize.com.br/pib-o-que-e/ . Acesso em 08 novembro 2020.

POST DIGITA. Qual a história do Marketing Digita 2020. https://www.postdigital.cc/blog/artigo/qual-e-a-historia-do-marketing-digital . Acesso em: 13 de novembro 2020.

REZENDE, Adriano Alves; MARCELINO, José Antônio; MIYAJI, Mauren. Boletim de Conjuntura. A Reinvenção das vendas: as Estratégias das Empresas Brasileiras para Gerar Receita na Pandemia de Covid-19 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Rezendeetal . Acesso em: 08 de novembro de 2020.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital, tudo que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a que perguntar/ Cláudio Torres. São Paulo. Novatec Editora, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/41000261/A_Biblia_do_Marketing_Digital_Claudio_Torres . Acesso 05 de novembro 2020.

TRAMA COMUNICAÇÕES. A Importância do Marketing Digital durante a pandemia 2020.https://www.tramaweb.com.br/importancia-mkt-digital-pandemia/ .Acesso em: 13 de novembro de 2020.

UOL NOTÍCIAS. Mundo ultrapassa 50 milhões de casos confirmados de covid-19 2019 2020. Disponível em: https://notícias.uol.com.br/saude/ultimas noticias/redacao/2020/11/08/mundo-ultrapassa-50-milhoes-de-casos confirmados-de-covid-19.htm . Acesso em: 07 novembro 2020.

UOL NOTICIAS. Setor de serviços cresce abaixo do esperado em julho e sofre para se recuperar de pandemia 2020. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/09/11/setor-de-servicos-do-brasil-cresce-26-em-julho-diz-ibge.htm . Acesso em: 04 de novembro de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Innovare - ISSN 2175-8247