ESTUDO DE CASO DE CORREÇÃO DE INADIMPLENTES EM UM SUPERMERCADO DE PIRAÍ DO SUL – PR

Matheus Ribas, Lucas de Moraes Barros

Resumo


O presente artigo trata sobre a inadimplência e a importância da análise de crédito para as empresas. Ceder crédito é uma ação comum entre as empresas, visando ganhar o consumidor com a questão de dar-lhes seu produto antes de começar a pagá-lo. A questão é que às vezes as coisas não saem como o previsto pela empresa e o produto cedido não é pago depois do prazo ofertado, o que ocasiona perdas e despesas para a organização. Com isso, a preocupação com a inadimplência se tornou uma questão diária em empresas, onde a análise de crédito é cada vez mais imprescindível para um relacionamento saudável entre credor e cliente. Para entender melhor esta situação serão utilizadas informações de um supermercado de Piraí do Sul/PR que já passou por grandes problemas de inadimplência de seus clientes, e hoje conseguiu reduzir drasticamente esse número. Os objetivos são mostrar como é feita a análise e como a empresa conseguiu diminuir os problemas com devedores depois de várias perdas.

Palavras-chave


Inadimplência, Crédito, Análise de Crédito.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, S. F. C. de; RIUL, P. H.; OLIVEIRA, M. S. de; CAVALCANTI, M. F. A Inadimplência nas Instituições Particulares de Ensino na Cidade de Franca. FACEF Pesquisa, v. 11, n. 1, p. 45-58, 2008.

APPOLINÁRIO, F. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295 p.

BLATT, A. Avaliação de risco e decisões de crédito: um enfoque prático. São Paulo: Nobel, 1999.

BLATT, A. Dicas para cobrar e combater a inadimplência. São Paulo: STS Publicações e Serviços, 2000.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

FIORENTINI B. Sandra Regina Consultora do SEBRAE/SP. Disponível em: http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/artigos/financas_contabilidade/cuidado_ina dimplencia, acesso em 15/11/2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. ed. 5. São Paulo: Atlas, 2010. 181p.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. ed. 6. São Paulo: Atlas, 2014. 197p.

GUIMARÃES, I. A.; CHAVES NETO, A. Reconhecimento de Padrões: Metodologias estatísticas em crédito ao consumidor. RAE-eletrônica, v. 1, n. 2, p. 1-14, 2002.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

ORÉFICE, R. A. F. Renegociação de créditos inadimplentes: o comportamento do cliente perante o processo de cobrança. Dissertação (MPA) Escola de Administração de Empresas de São Paulo. 2007.

PINTO, N. G. M.; CORONEL, D. A. Inadimplência no Serviço de TV por Assinatura: Um estudo sobre as suas causas em uma empresa do setor da cidade de Santa Maria – RS. Sinergia, v. 16, n. 2, p. 41-51, 2012.

PIROLO, J. Uma proposta para criação de uma estrutura para cobrança de dívidas em instituições bancárias e comerciais, 2003. 122f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.

SANDRONI, P. Novíssimo dicionário da economia. São Paulo: Ed. Best Seller, 1999.

SANTOS, J. O. dos. Análise de crédito: Empresas e pessoas físicas. São Paulo: Atlas, 2000.

SILVA, José Pereira da, 1945. Gestão e análise de risco de crédito. 2 Ed. – São Paulo: Atlas, 1998.

SCHRICKEL, W. K. Análise de crédito: concessão e gerência de empréstimos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

SCHRICKEL, W. K. Análise de crédito: concessão e gerência de empréstimo. 4.

ed. São Paulo: Atlas, 1998.

SCHRICKEL, W. K. Análise de crédito: concessão e gerência de empréstimos. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

SOUSA, A. F. de; CHAIA, A. J. Política de crédito: uma análise qualitativa dos processos em empresas. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 7, nº 3, julho/setembro 2000.

TEIXEIRA, J. Inadimplência no Setor Educacional. Espírito Santo: Hoper Editora, 2005.

TRENTO, Airton José. Crédito e cobrança para micro e pequenas empresas. Guarapuava: Unicentro, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Innovare - ISSN 2175-8247