O TRABALHO EM HOME OFFICE NA PANDEMIA DO COVID-19: O IMPACTO NA VIDA DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
Resumo
Diante do cenário pandêmico e da necessidade de isolamento social a fim de diminuir o contágio do vírus do COVID-19, a alternativa encontrada para a continuidade do ensino foi adaptá-lo para a modalidade de ensino à distância. Desta forma, os professores passaram a trabalhar, ministrando suas aulas e tarefas acadêmicas através do trabalho em home-office. Diante disso, fez-se necessário compreender o impacto do trabalho em home office, na pandemia do COVID-19, na vida dos professores de ensino superior de Vitória da Conquista-BA. Buscou-se identificar a percepção dos professores dainte desnte cenário, verificar quais mudanças foram observadas por eles e analisar como estes se adaptaram ao novo modo de ensino. Foi utlizada a abordagem de pesquisa primária, onde foram gerados seus próprios conjuntos de dados e informações. O tipo de pesquisa foi a quantitativa, sendo também uma pesquisa básica sem aplicações práticas previstas puramente teorica. O estudo foi conduzido por amostragem de pesquisa não probabilística, com uma coleta de critérios previamente definidos. Observou-se que a pandemia do COVID-19, em suma, reestruturou a forma de ensino dos professores, acarretando em mudanças no seu ambiente de trablho, na sua vida profissional e pessoal.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CAVALCANTE, K. F. F. Home Office: Ferramenta para continuidade do trabalho em meio a pandemia COVID-19. Manaus: IDAAM, 2020.
HESS, G. A. MEDEIROS, F. F. Proteção Juridica aos Animais no Brasil: Reflexões entre o decreto n° 24.645/34 e o projeto de lei do senado federal n°351/15. Brasilia: Revista de Biodireito e Direito dos Animais, 2016.
LUNA, R. A.; Home Office: um novo modelo de negócio e uma alternativa para os centros urbanos. Fortaleza: Revista Pensar Gestão e Administração, 2014.
SILVA, R. J. B. Reflexões Acerca do Trabalho em Home Office Ocasionado pela Pandemia do Covid-19. Minas Gerais: FINOM 2020.
VOGES, M. N. O Impacto da Pandemia no Trabalho do Professor: Uma discussão ergo-dialógica sobre a atividade laborial em plataformas de ensino. S.I, s.n 2020.
ALQUINO, E. M. L. et al. Medidas de Distanciamento Social na Pandemia do Covid-19: Potenciais impactos e desafios no Brasil. Salvador: Ciência e Saúde Coletiva, 2020.
CONCEIÇÃO, V. M. Impactos da Pandemia de Covid-19 no Lazer e no Trabalho do Professor Universitário em Home Office. Betim/Contagem-MG: LICERE, 2021.
MENDES, C. D. et al. A Realidade do Trabalho Home Office na Atipicidade Pandemica. Viçosa/Salvador; Revista Valore, 2020.
DIAS, M. 9 Tipos de Amostragem Probabilística e Não-Probabilística. Disponível em: https://www.opuspesquisa.com/blog/tecnicas/amostragem/. Acesso em: 18/12/2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Revista Innovare - ISSN 2175-8247