DESAFIOS E IMPACTOS NO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA NA PANDEMIA DE COVID-19

Maria Clara Amorim, Mateus Henrique Rocha Santos, Rodrigo Oliveira Ferraz, Gardênia Tereza Jardim Pereira

Resumo


Este trabalho tem como objetivo identificar os desafios gerados pela pandemia de Covid-19
no setor de alimentos e bebidas, buscando responder quais foram os impactos que afetaram
esse segmento de mercado e quais são as estratégias mercadológicas utilizadas para o
enfrentamento dessa situação, bem como quais são as expectativas a partir desse contexto
histórico. Para tanto, a metodologia de estudo de natureza quali-quantitativa e caráter
descritiva, constitui-se a partir de pesquisa bibliográfica. O universo de pesquisa foram
empresários, proprietários de restaurantes e bares no município de Vitoria da Conquista ,
sendo delimitado através de amostragem intencional. Como método de coleta amostral, foi
utilizado questionário estruturado. A partir das análises realizadas, conclui-se que no
período pandêmico as empresas sofreram impactos e desafios severos, contudo
sobreviveram até o momento, bem como que a utilização de estratégias de marketing e do
serviço de delivery auxiliaram na sustentabilidade desses negócios. E, como expectativa
pós-pandemia estará à prova o desafio em servir, acolher e receber novamente as pessoas.


Texto completo:

PDF PDF

Referências


ABRASEL, Associação Brasileira de bares e restaurantes. Delivery movimenta

R$11 por ano. 2019. Disponível em: https://abrasel.com.br/noticias/noticias/deliverymovimenta-

r-11- bilhoes-por-ano-enquanto-franquias-de-alimentacao-diversificam-aoferta-

de-produtos/. Acesso em 07 de out. de 2020.

CORREIA, Geison. Bares e restaurantes no pós-pandemia: as adaptações do

setor. Disponível em:

pandemia-as-adaptações-do-setor>. Acesso em 01.dez.2021.

ABRASEL. Crise no setor de restaurantes quebra empresas e derruba vagas.

Publicado em: 26/03/2021. Disponível em:

e-derruba-vagas/>. Acesso em: 25.nov.2021.

BACOCCINA, D. Como será o futuro de bares e restaurantes pós-pandemia?

Disponível em:

pos-pandemia-10-tendencias/>. Acesso em: 30.nov.2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Como se proteger? Publicado em 08/04/2021.

Atualizado em 14/10/2021. Disponível em:

coronavirus/como-se-proteger/>. Acesso em 20.nov.2021.

COSTA, S. S. Pandemia e desemprego no Brasil: consequências e medidas de

enfrentamento. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4. p. 40-42, Jul-

Aug 2020. Disponível em: .

Acesso em: 26.nov.2021.

COUTO, C; BARRETO, E. Variantes Delta e Gama são responsáveis por 99%

dos casos sequenciados no país. Disponível em:

-dos-casos-sequenciados-no-pais/>. Acesso em: 27.nov.2021.

DA SILVA, G. R. M. O crescimento das empresas de delivery no contexto da

pandemia. 41f. Disponível em:

%20EMPRESAS%20DE%20DELIVERY%20NO%20CONTEXTO%20DA%20PANDE

MIA.pdf%20%282%29%20%281%29.pdf/>. Acesso em: 29.nov.2021.

DIAS, C. L. Momento Histórico: Tem início a vacinação contra a Covid-19 pelo

mundo. Jornal da Unicamp. Disponível em:

vacinacao-contra-covid-19-pelo-mundo/>. Acesso em: 26.nov.2021.

EL KHATIB, A. S. Economia versus epidemiologia: uma análise do trade-off entre

mercados e vida em tempos de COVID-19. Contabilidad y Negocios, v. 15, n. 30, p.

-80, 2020. Disponível em: .

Acesso em 14.nov.2021.

GIL, A. C. Carlos Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo:

Atlas, 2008.

GUEDES, S. Bares e restaurantes no país sofrem com os impactos da

pandemia. Disponível em:

com-os-impactos-dapandemia,

e90f24710VgnVCM1000004c00210aRCRD/>. Acesso em:

nov.2021.

HECK, M. C. Comer como atividade de lazer. Revista Estudos Históricos, v. 1, n.

, 2004. Disponível em:

. Acesso em:

nov.2021.

LEITE, G. de C B. et al. (2021). Empreendedorismo e coronavírus: impactos,

estratégias e oportunidades frente à crise global. Estudios Gerenciales, 37(158),

-60. Disponível em: . Acesso

em: 30.nov.2021.

KOTLER, Philip. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante,

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo o profissional precisa

saber. Rio de Janeiro, Campu, 2003.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo o profissional precisa

saber. Rio de Janeiro, Campu, 2003.

LISBOA, V. Agência Brasil explica as vacinas contra covid-19 usadas no Brasil.

Disponível em:

explica-vacinas-contra-covid-19-usadas-no-brasil/>. Acesso em: 26.nov.2021.

MAGALHÃES, M. Impacto da Pandemia de Covid-19 no Mercado de Trabalho e

Medidas Compensatórias. Disponível em:

/6/9/impacto-da-pandemia-de-covid-19-no-mercado-de-trabalho-emedidas-

compensatrias/>. Acesso: 30.nov.2021.

MELO, CLAYTON. Como o coronavírus vai mudar nossas vidas: 10 tendências

para o mundo pós-pandemia. Disponível em:

. Acesso em:

nov.2021.

OIT. COVID-19 e o mundo do trabalho. Disponível em:

. Acesso em:

out.2021.

OIT. COVID-19 causa perdas devastadoras de empregos e horas de trabalho.

Disponível em:

pt/index.htm/>. Acesso em: 29.out.2021.

OLIVA, E.; SANTOLIA, F. Valorização das competências dos gestores de

negócios em serviços de alimentação. Revista Hospitalidade, v. 4, n. 2, p. 11-34,

Disponível em: .

Acesso em: 26.nov.2021.

OLIVEIRA, T. C.; ABRANCHES, M. V.; LANA, R. M. Food (in) security in Brazil in

the context of the SARS-CoV-2 pandemic. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 4,

Disponível em:

. Acesso em:

nov.2021.

OMS. Histórico da pandemia de COVID-19. Folha informativa sobre COVID-19.

Disponível em:

covid-19/>. Acesso em: 20.out.2021.

PMVC. Decreto nº 20.202, de 22 de março de 2020. Suspende, temporariamente,

o atendimento ao público em estabelecimentos comerciais no Município de

Vitória da Conquista para enfrentamento da pandemia COVID-19. Disponível em:

. Acesso em:

nov.2021.

PMVC. Decreto nº 20.250, de 06 de abril de 2020. Dispõe de medidas temporárias

de prevenção ao contágio pelo COVID-19 (novo Coronavírus) no Município de

Vitória da Conquista – BA e dá outras providências. Disponível em:

. Acesso em:

nov.2021.

POLMANN, FABIANI, B; WINKELMANN, FREITAS, G. A FÁBRICA WORKING

BAR. Proposta de Adaptação para a Empresa em Meio a Pandemia. Disponível

em:

&isAllowed=y./>. Acesso em: 30.nov.2021.

RÊGO, V. B. Saúde Mental e ética em tempos de COVID-19. Revista de Educação

e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), [S. l.], v. 14, n. 2, 2020. DOI:

17524/repec.v14i2.2664. Disponível em:

. Acesso em: 25.nov.2021.

SEBRAE. Serviços de alimentação: Pesquisa impactos da covid-19 nos

pequenos negócios. Disponível em:

d5cf460767489ac2a350e74c566f/$File/30517.pdf/>. Acesso em 18.nov.2021.

SOUZA, Diego de Oliveira. A pandemia de COVID-19 para além das Ciências da

Saúde: reflexões sobre sua determinação social.

ARTIGO Ciênc. saúde coletiva 25 (suppl 1) Jun 2020. Disponível em:

. Acesso em: 28.nov.2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista Innovare - ISSN 2175-8247