A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO EM PROCESSOS, PRODUTOS E SERVIÇOS PARA COMPETITIVIDADE E PRODUTIVIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Fernanda Knebel, Rafael Mozart Silva

Resumo


A pandemia de COVID-19 fez com que as pessoas passassem a não sair mais nas ruas, o mundo inteiro ficou isolado dentro de suas casas como forma de prevenção. O mundo empresarial precisou agir rápido e pensar em maneiras diferentes de manter seus negócios em funcionamento durante esse período tão complexo. Diante desse contexto, foi realizada uma pesquisa exploratória com MPEs dos setores de comércio e serviços na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa demonstram que o uso da inovação durante esse período foi importante para as MPEs possibilitando o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Palavras-chave


Inovação, Desenvolvimento de Produtos, Radar da Inovação, MPEs.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERL, R. Industrie 4.0: Fundamentals, Scenarios for Application and Strategies for Implementation. In: Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, 4, 2015, São Paulo.

BACHMANN, D. L.; DESTEFANI, J. H. Metodologia para estimar o grau de inovação nas MPE. Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.bachmann.com.br/website/documents/ArtigoGraudeInovacaonasMPE.pdf. Acesso em: 30 jan. 2011.

BAGNO, R.; FERREIRA DE FARIA, A; CAMPOS, N.; CARNEIRO DIAS, A.; MELO FILHO, L.; PEREIRA, M.; RODRIGUES, M. O Modelo das Duas Rodas: Uma Referência para o Sistema de Gestão da Inovação em Pequenas e Médias Empresas. (2017). Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316911322_O_Modelo_das_Duas_Rodas_Uma_Referencia_para_o_Sistema_de_Gestao_da_Inovacao_em_Pequenas_e_Medias_Empresas. Acesso em 19. Jun. 2022.

BEZERRA, Marcus Vinicius Lopes. Proposta de elaboração de um guia de gestão da inovação para os empresários participantes do projeto Agentes Locais de Inovação - ALI. 2019. xi, 69 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) —Universidade de Brasília, Brasília, 2019

CARUSO, L. Digital innovation and the fourth industrial revolution: epochal social changes? Artificial Intelligence & Society: Knowledge, Culture, and Communication, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00146-017-0736-1. Acesso em: 19 jun 2022.

CARVALHO, G. D. G. de; VIEIRA DA SILVA, W.; SANTOS PÓVOA, A. C.; GOMES DE CARVALHO, H. Radar da inovação como ferramenta para o alcance de vantagem competitiva para micro e pequenas empresas. INMR - Innovation & Management Review, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 162-186, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/101898. Acesso em: 19 jun. 2022.

CLARK, K. B.; FUJIMOTO, T. Product development performance: strategy, organisation and management in the world auto industry. Boston: Harvard Business School Press, 1991.

COOPER, R. G. Winning with new products: do it right. Ivey Business Journal, v. 64, n. 6, p. 54-60, 2000.

COOPER, R. G.; KLEINSCHMIDT, E. J. New products: what separates winners from losers? The Journal of Product Innovation Management, v. 4, n. 3, p. 169-184, 1987. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/0737-6782(87)90002-6. Acesso em 16 jun. 2022.

CROSSAN, M. M.; APAYDIN, M. (2010). A multi-dimensional framework of organizational innovation: a systematic review of the literature. Journal of Management Studies, 47(6), 1154-1191. (OLIVEIRA et al., 2017).

DAHLANDER, L.; GANN, D.M. How open is innovation? Research Policy. Elsevier, v.39, p.699-709, 2010.

EPSTEIN, M.J; DAVILA, T.; SHELTON, R.D. As Regras da Inovação: como gerenciar, como medir e como lucrar. São Paulo: Pearson Education, 2007.

FINKLER, Raquel; ANTONIAZZI, Nathalia; DE CONTO, Suzana Maria. Os Impactos da Pandemia de Covid-19: uma análise sobre a situação dos restaurantes. Revista Turismo & Cidades, v. 2, p. 88-103, 2020.

GRÜTZMANN, A.; ZAMBALDE, A. L.; BERMEJO, P. H. S. (2019). Inovação, Desenvolvimento de Novos Produtos e as Tecnologias Internet: estudo em empresas brasileiras. Gestão & Produção, 26(1), e1451. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-530X1451-19. Acesso em 19 Jun. 2022.

HUANG, X.; SOUTAR, G. N.; BROWN, A. New product development processes in small and medium-sized enterprises: some Australian evidence. Journal of Small Business Management, v. 40, n. 1, p. 27-42, 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1111/1540-627X.00036. Acesso em 16 Jun. 2022.

KAFOUROS, M. I. (2006). The impact of the Internet on R&D efficiency: theory and evidence. Technovation, 26(7), 827-835. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.technovation.2005.02.002. Acesso em 19 jun. 2022.

KAGERMANN, H.; WAHLSTER, W.; HELBIG, J. Recommendations for Implementing the Strategic Initiative Industrie 4.0. Final report of the Industrie 4.0 Working Group, 2013.

KIDDER, D.S. The Startup Playbook: Secrets of the Fastest-Growing Startups from their Founding. Chronicle Books LLC, 2012

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing, 12º edição, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAN, P.; DU, H. H. (2002). Challenges ahead e-innovation. Technovation, 22(12), 761-767. http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4972(02)00027-5.

LEITE, Emanuel Ferreira. O fenômeno do empreendedorismo. Saraiva Educação SA, 2017.

MAGALHÃES, D. Uma visão geral sobre processo de desenvolvimento de produtos, inovação, gestão do conhecimento, startup e indústria 4.0. Enciclopédia Biosfera. 17. 10.18677/EnciBio_2020C34. Disponível em: https://www.conhecer.org.br/enciclop/2020C/uma.pdf. Acesso em 19 jun 2022.

MAIA, M. M. Características dos empreendedores de startups brasileiras de base tecnológica. Revista de Empreendedorismo, Negócios e Inovação, v. 1, n. 2, p. 52 - 69, 30 dez. 2016.

MCKINSEY, (2008). Building the web 2.0 enterprise: McKinsey Global Survey Results. Seattle: McKinsey Quarterly.

MINAS, Raquel Beatriz Almeida de. A cultura da gestão da propriedade intelectual nas empresas: uma análise da proteção por patentes pelos pequenos negócios brasileiros de base tecnológica. 2018

ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OECD). (2005). Oslo Manual: Guide-line for collecting and interpreting innovation data, (3. Ed.) European Comission. Recuperado de: www.oecd.org.

PEREZ, J.T.; LAURINDO, F.J.; NAKANO, D.N. Abordagens estratégicas para a gestão do conhecimento em contexto de inovação aberta. Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, de 03 a 06 de outubro de 2016.

PORÉM, Maria Eugenia; KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali). Comunicação & Inovação, v. 22, n. 48, 2021.

PUGH, S. Total design: integrated methods for successful product engineering. Reading: Addison Wesley. 1991.

REZENDE, A. A. de.; MARCELINO, J. A..; MIYAJI, M.. A reinvenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 6, p. 53–69, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3834095. Disponível em: http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/113. Acesso em: 3 jan. 2022.

ROZENFELD, H., et al (2006). Gestão do Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva

SAWHNEY, M.; WOLCOTT, R.; ARRONIZ, I. The 12 different ways for companies to innovate. MIT Sloan Management Review, p. 75-81, abr. 2006.

SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. (6th ed., pp. 81-84). London and New York: George Allen & Unwin. 1943.

SEBRAE. Segurança dos alimentos: dicas de cuidados para o delivery em meio à COVID-19. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/dicas-de-seguranca-dos alimentos-para-delivery-em-meio-ao-covid19,3818ad41eab21710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 19 jun. 2022.

SENHORAS, E. M.. Coronavírus e o papel das pandemias na história humana. Boletim de conjuntura (BOCA) 1.1 (2020): 29-32.

SETHI, R.; PANT, S.; SETHI, A. (2003). Web-based product development systems integration and new product outcomes: A conceptual framework. Journal of Product Innovation Management, 20(1), 37-56. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1111/1540-5885.201004. Acesso em 16 jun 2022.

SHAW, M. J.; SUBRAMANIAM, C.; TAN, G. W.; WELGE, M. E. (2001). Knowledge management and data mining for marketing. Decision Support Systems, 31(1), 127-137.

SILVA, G.; DACORSO, A.L.R. (2013) Perspectiva de Inovação na Micro e Pequena Empresa. Revista Economia e Gestão. (13:33), p.90-107

SU, C. T.; CHEN, Y. H.; SHA, D. Y. (2006). Linking innovative product development with customer knowledge: a data-mining approach. Technovation, 26(7), 784-795. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.technovation.2005.05.005. Acesso em 19 jun. 2022.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. (2005). Managing Innovation: Integrating technological, market and organizational change (3rd ed.) West Sussex: John Wiley & Sons.

TOLEDO, J.C. Fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produto em empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte. Gestão & Produção, São Carlos-SP, v. 15, n. 1, p.117-134, fev. 2008.

ULRICH, K. T.; EPPINGER, S. D. (2004). Product design and development. (3rd ed.). Boston: McGraw-Hill/Irwin.

URBAN, G. L.; HAUSER, J. R. (1993). Design and marketing of new products. (2nd ed.). Englewood Cliffs: Prentice Hall.

WHEELWRIGHT, S. C.; CLARK, K. B. (1992). Revolutionizing product development: quantum leaps in speed, efficiency, and quality. New York: Maxwell Macmillan International.

YAN, W.; CHEN, C.-H.; HUANG, Y.; MI, W. A data-mining approach for product conceptualization in a web-based architecture. 2009. Computers in Industry, 60(1), 21-34. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.compind.2008.09.003. Acesso em 16 jun. 2022

ZIVKOVIC, Z.; NIKOLIC, S.T.; DOROSLOVACKI, R.; LALIC, B.; STANKOVIC, J.;ZIVKOVIC, T. Fostering creativity by a specially designed Doris tool. Thinking Skills and Creativity, p. 132-148, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista Innovare - ISSN 2175-8247