O NEGÓCIO DO FUTEBOL: ANÁLISE DO PROCESSO DECISÓRIO NA GESTÃO ESPORTIVA
Resumo
Toda organização precisa fornecer aos seus gestores informações precisas, que viabilize tomar as melhores decisões. O negócio futebol está tomando grandes proporções e os gestores dos clubes de futebol precisam compreender as características deste mercado e buscar novos modelos e ferramentas que auxiliem no acertamento de escolhas, sobretudo na perspectiva financeira e esportiva. O intuito do artigo é analisar como é o processo decisório dentro dos clubes de futebol e quais os tipos de decisões recorrentes deste mercado. Para isso foi realizado um estudo exploratório para proporcionar uma visão ampla sobre o tema e uma pesquisa bibliográfica, buscando materiais em livros e artigos.
Texto completo:
PDFReferências
ANDREOZZI, Daniel Marques. Planejamento estratégico e os clubes de futebol brasileiro. 2007. 34 f. Monografia (Bacharelado em Administração). Centro Universitário de Brasília. Brasília. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2018.
CASSUCCI, Bruno; BRAGA, Marcelo. Reforços? Tática? Veja como funciona o centro de inteligência do líder Corinthians. Globoesporte.com, São paulo, 13 ago. 2017. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2018.
DYNIEWICZ, Ana Maria. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes. 2. ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009. 207 p.
FOLHA DE S. PAULO. Com contas reprovadas, Beluzzo é suspenso por um ano do Palmeiras. São paulo. 24 mai. 2016. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2002. 175 p. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2018.
ITAÚ BBA. Análise Econômico-Financeira dos Clubes de Futebol Brasileiros | 2017. 2017. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2018.
LEZA, Germán. Jeans Lehmann y el pepelito de 2016: Cambiasso era el único que no estaba en la lista. La Nacion. 09 mai. 2016. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2018.
MARQUES, Daniel Siqueira Pitta; COSTA, André Lucirton. Administração de clubes de futebol profissional: proposta de um modelo específico de governança para o setor. Organ. Soc., Salvador , v. 23, n. 78, p. 378-405, Set. 2016 . Disponível em: . Acesso 10 out. 2018.
MAYER, Marcio Malard. Futebol: O negócio por trás do jogo - Estudo de caso do São paulo Futebol Clube. 2010. 78 f. Dissertação (Mestre em Gestão Empresarial). Fundação Getulio Vargas. Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2018.
NAKAMURA, Wilson Toshiro. Reflexões sobre a gestão de clubes de futebol no Brasil. Journal of Financial Innovation. São Paulo. v. 1, n. 1, p. 40-52, Abril de 2015. Disponível em: Acesso em: 25 set. 2018.
OLIVEIRA, Alex Fernandes de. Origem do futebol na Inglaterra no Brasil. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v.4, n.13, p.170-174. Set/Out/Nov/Dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2018.
PORTO, Maria Alice Guedes; BANDEIRA, Anselmo Alves. O processo decisório nas organizações. XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, Novembro de 2006. Disponível em: . Acesso em 19 set. 2018.
RIBEIRO, Ivano. Implicações da obra de March e Simon para as teorias das organizações e tomada de decisão. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE. vol. 14, n. 4. Outubro/Dezembro. 2015. Disponível em: . Acesso em: Acesso em: 23 set. 2018.
SOLINO, Antonia da Silva; EL-AOUAR, Walid Abbas. O processo de tomada de decisões estratégicas: entre a intuição e a racionalidade. REGE Revista de Gestão, v. 8, n. 3, 2010. Disponível em: Acesso em: 29 set. 2018.
SORIANO, Ferran. A bola não entra por acaso. Estratégias inovadoras de gestão inspiradas no mundo do futebol. Tradução: Marcelo Barbão. 1. ed. São Paulo: Larousse. 2010. 190 f. Título original: La pelota no entra por azar. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2018.
SOUZA, Eliana das Dores de. Futebol. Paixão, produto ou identidade cultura. 2013. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialista em Mídia, Informação e Cultura). Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2018.
SOUZA, Paulo Daniel Batista de; MATTOS, Leonardo Luiz de; SOUZA, Marco Aurélio Batista de. Marketing esportivo e sua relação com clubes e instituições ligadas ao esporte. Revista DCS On line - CPTL/UFMS - Três Lagoas - v. 1 - nº 1 - Nov/2005. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2018.
TENENBAUM, Daniel Miller. A importância de uma gestão profissional para o desempenho dos clubes de futebol – Estudo de caso do CR Flamengo. 2015. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração). PUC-Rio. Rio de Janeiro. Disponível em: Acesso em: 19 set. 2018.
VALENTE, Rafael; SERAFIM, Mauricio C. Gestão esportiva: Novos rumos para o futebol brasileiro. Rev. adm. empres., São Paulo , v. 46, n. 3, p. 131-136, set. 2006 . Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista Innovare - ISSN 2175-8247