O NEGÓCIO DO FUTEBOL: ANÁLISE DO PROCESSO DECISÓRIO NA GESTÃO ESPORTIVA

Daniel Silva Dias, Flavio Gleison Gomes Meira, Gardênia Tereza Jardim Pereira

Resumo


Toda organização precisa fornecer aos seus gestores informações precisas, que viabilize tomar as melhores decisões. O negócio futebol está tomando grandes proporções e os gestores dos clubes de futebol precisam compreender as características deste mercado e buscar novos modelos e ferramentas que auxiliem no acertamento de escolhas, sobretudo na perspectiva financeira e esportiva. O intuito do artigo é analisar como é o processo decisório dentro dos clubes de futebol e quais os tipos de decisões recorrentes deste mercado. Para isso foi realizado um estudo exploratório para proporcionar uma visão ampla sobre o tema e uma pesquisa bibliográfica, buscando materiais em livros e artigos.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDREOZZI, Daniel Marques. Planejamento estratégico e os clubes de futebol brasileiro. 2007. 34 f. Monografia (Bacharelado em Administração). Centro Universitário de Brasília. Brasília. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2018.

CASSUCCI, Bruno; BRAGA, Marcelo. Reforços? Tática? Veja como funciona o centro de inteligência do líder Corinthians. Globoesporte.com, São paulo, 13 ago. 2017. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2018.

DYNIEWICZ, Ana Maria. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes. 2. ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2009. 207 p.

FOLHA DE S. PAULO. Com contas reprovadas, Beluzzo é suspenso por um ano do Palmeiras. São paulo. 24 mai. 2016. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2002. 175 p. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2018.

ITAÚ BBA. Análise Econômico-Financeira dos Clubes de Futebol Brasileiros | 2017. 2017. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2018.

LEZA, Germán. Jeans Lehmann y el pepelito de 2016: Cambiasso era el único que no estaba en la lista. La Nacion. 09 mai. 2016. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2018.

MARQUES, Daniel Siqueira Pitta; COSTA, André Lucirton. Administração de clubes de futebol profissional: proposta de um modelo específico de governança para o setor. Organ. Soc., Salvador , v. 23, n. 78, p. 378-405, Set. 2016 . Disponível em: . Acesso 10 out. 2018.

MAYER, Marcio Malard. Futebol: O negócio por trás do jogo - Estudo de caso do São paulo Futebol Clube. 2010. 78 f. Dissertação (Mestre em Gestão Empresarial). Fundação Getulio Vargas. Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2018.

NAKAMURA, Wilson Toshiro. Reflexões sobre a gestão de clubes de futebol no Brasil. Journal of Financial Innovation. São Paulo. v. 1, n. 1, p. 40-52, Abril de 2015. Disponível em: Acesso em: 25 set. 2018.

OLIVEIRA, Alex Fernandes de. Origem do futebol na Inglaterra no Brasil. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v.4, n.13, p.170-174. Set/Out/Nov/Dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2018.

PORTO, Maria Alice Guedes; BANDEIRA, Anselmo Alves. O processo decisório nas organizações. XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, Novembro de 2006. Disponível em: . Acesso em 19 set. 2018.

RIBEIRO, Ivano. Implicações da obra de March e Simon para as teorias das organizações e tomada de decisão. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE. vol. 14, n. 4. Outubro/Dezembro. 2015. Disponível em: . Acesso em: Acesso em: 23 set. 2018.

SOLINO, Antonia da Silva; EL-AOUAR, Walid Abbas. O processo de tomada de decisões estratégicas: entre a intuição e a racionalidade. REGE Revista de Gestão, v. 8, n. 3, 2010. Disponível em: Acesso em: 29 set. 2018.

SORIANO, Ferran. A bola não entra por acaso. Estratégias inovadoras de gestão inspiradas no mundo do futebol. Tradução: Marcelo Barbão. 1. ed. São Paulo: Larousse. 2010. 190 f. Título original: La pelota no entra por azar. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2018.

SOUZA, Eliana das Dores de. Futebol. Paixão, produto ou identidade cultura. 2013. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialista em Mídia, Informação e Cultura). Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2018.

SOUZA, Paulo Daniel Batista de; MATTOS, Leonardo Luiz de; SOUZA, Marco Aurélio Batista de. Marketing esportivo e sua relação com clubes e instituições ligadas ao esporte. Revista DCS On line - CPTL/UFMS - Três Lagoas - v. 1 - nº 1 - Nov/2005. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2018.

TENENBAUM, Daniel Miller. A importância de uma gestão profissional para o desempenho dos clubes de futebol – Estudo de caso do CR Flamengo. 2015. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração). PUC-Rio. Rio de Janeiro. Disponível em: Acesso em: 19 set. 2018.

VALENTE, Rafael; SERAFIM, Mauricio C. Gestão esportiva: Novos rumos para o futebol brasileiro. Rev. adm. empres., São Paulo , v. 46, n. 3, p. 131-136, set. 2006 . Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Innovare - ISSN 2175-8247