NOVAS EVIDÊNCIAS SOBRE O DESIGN THINKING

Liara de Oliveira Müller, Alberto Granzotto, Fabricio Cassol Sirbershlach, Jordana Marques Kneipp

Resumo


A inovação por meio da introdução de novas ideias, novos produtos e novos processos cada vez mais está relacionada à uma maior competitividade empresarial representando um desafio para as empresas que historicamente têm adotado modelos tradicionais de gestão. Nesse contexto, surge o Design Thinking como uma abordagem oriunda da investigação na área da cognição em design, que referem aos métodos para investigar problemas não estruturados e não definidos como são os problemas de design. Objetivou-se analisar a aplicabilidade da ferramenta Design Thinking como um processo de inovação inserida no trabalho de empresários em Santa Maria/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, delineada por meio de um estudo de caso. O Design Thinking é uma ferramenta que traz inovações para o meio empresarial, buscando soluções criativas para a resolutividade dos problemas. De modo geral, a partir da aplicabilidade sobre o tema foi possível concluir que no cenário empresarial esta é uma valiosa ferramenta para a inovação por meio da resolução dos problemas, podendo propiciar o avanço de novas perspectivas e a conquista de novos clientes.


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