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Diretrizes para Autores

A Revista Journal of Health possui a política de fluxo contínuo para as submissões dos autores, podendo, eventualmente, realizar chamadas públicas para volumes especiais.

Para submeter o artigo, uma cópia completa do texto, padronizada conforme as normas de submissão, deverá ser encaminhada ao Conselho Editorial para ser avaliada.

Será realizada uma análise inicial para verificar se foram observadas as normas de formatação exigidas pela Revista Journal of Health, para em seguida ser realizado o envio aos pareceristas.

1.     Características gerais dos manuscritos.

Os textos devem ser editados em Microsoft Word (versão 6.5 ou superior), em fonte Times New Roman  12, preta, com espaçamento 1,0, justificado. O arquivo deve ser salvo com a extensão .doc, .docx ou .rtf. As páginas dos manuscritos devem ser numeradas em ordem crescente, sendo a página título a página 1.

 

2.     Página título

Todos os manuscritos submetidos deverão ter como primeira página uma “página título”, a qual deve conter em sequência:

  1. título do artigo em português;
  2. título do artigo em inglês;
  3. nome(s) do(s) autor(es);
  4. indicação da(s) respectiva(s) instituição(ões) de origem de cada autor, inclusive cidade, estado e país (utilizar numeração sobrescrita), e-mail e ORCID;
  5. nome do autor correspondente, com endereço completo, e número do ORCID (acesse www.orcid.org) e e-mail.
  6. running title (Título curto): forma abreviada do título para ser adicionada no cabeçalho das páginas do artigo, deve conter no máximo 70 caracteres com espaço.
  7. Declaração de conflito de interesse (Indique se há ou não conflito de interesse, se não houver nenhum, escreva “Conflito de interesse: nada a declarar” - adicionalmente, deve-se acrescentar a carta de conflito de interesse modelo abaixo;
  8. Indique se a pesquisa contou ou não com fontes de financiamento. Se não houver nenhum, escreva “Fonte de Financiamento: nada a declarar.

 3.     Categorias de manuscritos

São aceitas submissões de artigos nas seguintes categorias:

  1. Artigos Científicos Originais;
  2. Artigos de Revisão, Revisão Sistemática e Metanálises
  3. Estudos de caso

 

Artigos Científicos Originais

Artigos científicos originais devem conter no máximo 3000 palavras (excluindo página título, resumo, abstract, referências, agradecimentos, tabelas e figuras) e devem ser estruturados com os seguintes itens, cada um começando em uma página distinta:

Resumo: o resumo em português deve ter no máximo 250 palavras. Deve ser estruturado em parágrafo único de forma a conter claramente identificadas as seguintes seções: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão. O resumo deve ser seguido por três a cinco palavras-chave. Solicita-se utilizar termos contidos nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) (http://decs.bvs.br/)

Abstract: o resumo em inglês deve ter no máximo 250 palavras, correspondendo à tradução do resumo para a língua inglesa. Deve ser estruturado da mesma maneira do resumo em português, e ser seguido de três a cinco keywords. Solicita-se usar termos contidos no Medical Subject Headings (MeSH), do Index Medicus (http://www.nlm.nih.gov/mesh/)

Corpo do manuscrito: o corpo principal do manuscrito deve ser estruturado com as seguintes seções, em sequência direta: Introdução (com o objetivo e/ou hipótese claramente descritos); Métodos (incluindo desenho do estudo, descrição da amostra, critérios de inclusão e exclusão, aspectos éticos da pesquisa, testes, equipamentos e intervenções utilizados, principais desfechos estudados, além da descrição da análise estatística ao final da seção); Resultados (em forma de texto, tabelas e figuras); Discussão (comparando os resultados no contexto da literatura previamente publicada, e sumarizando as implicações e limitações do estudo); e Conclusão. Subseções em Métodos, Resultados e Discussão são permitidos.

Agradecimentos: os autores podem incluir, imediatamente após a conclusão, um parágrafo curto de agradecimento a profissionais que auxiliaram no estudo, porém, não qualificaram como autores, instituições, etc.

Referências: Informações detalhadas sobre as referências bibliográficas são descritas abaixo em uma seção específica.

 

Artigos de Revisão, Revisão Sistemática e Metanálises

Artigos de revisão, revisão sistemática e metanálise não devem ter mais de 4000 palavras. Devem ser acompanhados de um resumo o qual deve ser redigido sob as mesmas normas para resumo descritas anteriormente.

Essa categoria de manuscritos é habitualmente encomendada pelo Editor a autores com experiência comprovada na área. Todos os manuscritos devem incluir o procedimento de busca e os critérios para inclusão dos artigos. O Conselho Editorial avaliará a qualidade do artigo, a relevância do tema escolhido e, quando for o caso, o destaque dos autores na área específica abordada. A inadequação de qualquer um dos itens acima acarretará na recusa do artigo pelos editores.

 

6.     Tabelas, figuras e fotos

As tabelas, figuras e fotos (nessa sequência) devem vir no corpo do texto, em ordem de citação no texto. Todas as tabelas e figuras devem ser construídas de modo que possam ser compreendidas por si só, sem recorrer-se ao texto (corpo do manuscrito). Os autores devem obter permissão por escrito para reproduzir tabelas, figuras e fotos previamente publicados em outras fontes.

 

7.     Símbolos e abreviações

Símbolos: Solicita-se o uso do Système International (SI) para unidades e abreviações de unidades (Disponível em http://physics.nist.gov/cuu/Units).

Exemplos: s para segundo, min para minuto, h para hora, L para litro, m para metro.

Abreviações: Todas as abreviações devem ter seu significado descrito por extenso na primeira citação (tanto no resumo quanto no corpo do manuscrito). No entanto, deve-se utilizar o mínimo de abreviações possível. Aconselha-se o uso de abreviações em figuras e tabelas para ganhar espaço, mas as abreviações devem ser sempre definas na legenda. Não é necessário explicar abreviações de unidades de medida desde que façam parte do SI, como descrito acima.

 

8. REFERÊNCIAS

A palavra “Referências” deverá estar em caixa alta e negrito, sendo o texto separado por uma linha com espaçamento simples. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos em andamento e trabalhos não publicados não devem ser incluídos no trabalho. Em obras escritas por mais de três autores é obrigatório a escrita de todos os autores. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor, seguindo os padrões da norma NBR 6023 da ABNT. Para as referências bibliográficas, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, justificado, tamanho 12, espaçamento simples, prevendo uma linha de separação entre as referências. As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. 

 

9.     Ética

Os autores devem informar na seção "Métodos" o número de registro e o nome do Comitê de Ética em que o projeto foi aprovado, bem como se todos os participantes assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. Idioma: Serão aceitos artigos em português, espanhol e inglês.

     

    Processador de texto: Word for Windows.

     

    Texto: fonte Times New Roman e tamanho 12.

     

    Páginas: mínimo 10 e/ou máximo 3000 palavras (excluindo página título, resumo, abstract, referências, agradecimentos, tabelas e figuras)

    Espaçamento do texto: 1,0 entre linhas, justificado.

     

    Margens do texto: esquerda e superior (3 cm); direita e inferior (2 cm), papel formato A4.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.