TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BODERLINE E O MANEJO QUALIFICADO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Gabriel Reinecke, Debora Pascoal dos Passos, Jaine leticia pabis, Luciane Terezinha Ienke, Milena Aparecida Vozivoda Avelar

Resumo


RESUMO: Os transtornos mentais representam uma taxa muito alta de doenças incapacitantes na atualidade, considerando os efeitos nas relações sociais dos indivíduos acometidos. Um destes transtornos que possui alta dificuldade de manejo, é o Transtorno de Personalidade Boderline, caracterizado por uma desordem emocional, da autoimagem e da capacidade social e afetiva. Neste sentido, considerando as características comportamentais desgastantes deste transtorno e a dificuldade de manejo dentro dos serviços de saúde destes pacientes, este trabalho tem por objetivo identificar as principais características do TPB, como manifestações clínicas e sociais, diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de uma assistência de enfermagem de qualidade quando do contato com estes indivíduos. Foram incluídos no estudo artigos em língua portuguesa, durante a pesquisa foram encontrados 15 artigos que abordaram o tema, assim foram selecionados 7 artigos pesquisados nos meses de Abril e Maio de 2020. Portanto, pode-se concluir que TPB um distúrbio mental agressivo e debilitante quanto a manutenção da qualidade de vida do indivíduo acometido, além de provocar a alteração comportamental social, implicando numa condição agravada de dificuldade de relações interpessoais, o que exige da sociedade o conhecimento sobre este transtorno como modo de alívio do desconforto pessoal do portador.


Palavras-chave


PALAVRAS-CHAVE: Transtorno de Personalidade, Transtorno Boderline, Enfermagem.

Texto completo:

PDF

Referências


AGNOL, E.C.D.; et al. Cuidado de enfermagem às pessoas com transtorno de personalidade borderline na perspectiva freireana. Rev. Gaúcha Enferm. v.40, 2019.

CASSIANO, A.P.C. Transtorno de borderline: compreensão dos alunos de enfermagem de uma instituição de ensino superior. FEMA, 2015.

CAVALHEIRO, C.V.; MELO, W.V. Relação terapêutica com pacientes borderlines na terapia comportamental dialética. Psicologia em Revista. v. 22. n. 3. p. 579-595, 2016.

FINKLER, D.C.; SCHAFER, J.L.; WESNER, A.C. Transtorno de personalidade borderline: Estudos brasileiros e considerações sobre a DBT. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. v.19. n.3.p.274-292, 2017.

SIMONI, L. BENETTI, S.P.C.; BITTENCOURT, A.A. Intervenções do Terapeuta Psicanalítico no Processo Psicoterapêutico de uma Paciente com Transtorno de Personalidade Borderline. Trends Psychol. v. 26. n 3. p. 1499-1512, 2018

SILVA, I.C. Transtorno de personalidade borderline. Unisepe, 2018.

STUMPF, B.P.; CRUZ, L.L.P.; ROCHA, F.L. Transtorno de personalidade borderline: o paciente difícil na prática médica. Rev. Bras. Clin. Terap. – SNC. v.1. n. 1, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Journal of Health - ISSN 2178-3594