ATIVIDADE FÍSICA E ESPAÇO URBANO: PROPOSTA DE UM CENTRO DE SAÚDE PARA O IDOSO NA CIDADE DE GUARAPUAVA- PR

Alessandra do Nascimento, Débora Cunha

Resumo


Estima-se que até 2050, o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões, correspondendo a um quinto da população mundial. Diante desta situação, o governo começa a se preocupar com políticas públicas que amenizem os efeitos do envelhecimento, visto que, pessoas idosas são as que mais utilizam os serviços públicos de saúde. Os espaços públicos distribuídos pelas cidades são ambientes destinados a coletividade e requerem investimentos constantes em segurança e qualidade. Logo, a priorização de serviços nesses espaços, que contribuam para um estilo de vida saudável, através da inserção de Equipamentos Públicos Comunitários, é uma alternativa que deve ser considerada. O presente trabalho trata da concepção de um Centro de Saúde para o idoso em nível de anteprojeto, inserido no Parque do Lago, localizado em Guarapuava-PR, no qual serão ofertados serviços para idosos e para toda população guarapuavana. O Anteprojeto é resultado de uma proposta que potencializa a área, através de atividades diurnas e noturnas, valorizando o espaço público, minimizando o problema de segurança do parque e com a intenção de colaborar com o desenvolvimento da cidade em questão, buscando reduzir gastos com a saúde pública a longo prazo e tornar a população idosa mais saudável e ativa gradativamente.


Texto completo:

PDF

Referências


CASTELLI, Luca. Architettura sostenibile. Torino, Itália, Wolters Kluwer, 2008.

FERREIRA, Liz I. E. P. Ambiente: ensaios - n. 23 - São Paulo - p. 20 – 33, 2007.

CENSO IBGE. Panorama da cidade de Guarapuava. Disponível em: . Acesso em: 10, nov. 2018.

MALTA, D. C., A construção da vigilância e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis no contexto do Sistema Único de Saúde. Epidemiol. Serv. Saúde v.15, n.3, Brasília set.2006.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Promoção da Saúde. Pactos pela saúde 2006, volume 7, 1-60, mai.2006.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Envelhecimento ativo: Uma política de saúde. pag. 1-60, jun.2005.

RECHIA, S.; BELTRÁN, J. O. Parques urbanos de Barcelona: relação entre usos principais e combinados, a diversidade nas formas de apropriação e a segurança. Movimento, Porto Alegre, v. 3, n. 16, p. 181-202, 2010.

SCHMIDT, M. I.; DUNCAN, B. B.; SILVA, G. A.; MENEZES. A. M.. Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: carga e desafios atuais. Saúde no Brasil 4, Fascículo 4, pag 61-64, mai2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Journal of Health - ISSN 2178-3594