A EDUCAÇÃO COMO DIREITO SOCIAL FUNDAMENTAL NO BRASIL: ABORDAGENS TEÓRICO-REFLEXIVAS SOB A ÉGIDE DO DIREITO CONSTITUCIONAL E DO DIREITO EDUCACIONAL
Resumo
Este artigo científico, de abordagem qualitativa de pesquisa, tem como principal objetivo efetuar algumas análises teórico-reflexivas, sob a égide do Direito Constitucional e do Direito Educacional, concernentes à Educação como direito social fundamental no Brasil. Pautado em aportes teóricos resultantes de pesquisas científicas desenvolvidas, em nível nacional e internacional, por renomados estudiosos do assunto em foco, o presente trabalho de investigação científica encontra-se didática e metodologicamente estruturado em três partes distintas, a saber: Inicialmente, são apresentas algumas definições conceituais preliminares sobre Direito e Educação para contextualização e compreensão temática. A seguir, trazemos a lume breves apontamentos teórico-jurídicos alusivos à Educação no contexto do Direito Constitucional e do Direito Educacional. Na sequência, discorre-se sobre a Educação como direito social fundamental em termos de abordagens crítico-reflexivas atinentes ao caso brasileiro, em específico. Por fim, a título de considerações finais, tecemos alguns comentários referentes aos assuntos mais latentes, significativos, preeminentes e nevrálgicos tratados no contexto do corpus textual do artigo científico em questão, almejando assim dar maior ênfase aos aspectos jurídicos e didático-pedagógicos que gravitam em torno da Educação como direito social fundamental no Brasil.
Texto completo:
PDFReferências
ARISTÓTELES. Política. 23.ed. Brasília: Editora da UnB, 1985.
BARROSO, L. R. Curso de direito constitucional contemporâneo. 5.ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
BELLEI, S. L. P. O livro, a literatura e o computador. São Paulo: EDUC; Florianópolis: Editora da UFSC, 2002.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1981. (Coleção Primeiros Passos – v.20).
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Diário Oficial da União, de 05/10/1988.
______. Lei federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, de 23/12/1996.
BUENO, F. S. Dicionário filológico do português. São Paulo: Saraiva, 1966.
BULOS, U. L. Direito constitucional ao alcance de todos. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
COTRIM, G. V. Direito e legislação: introdução ao Direito. 19.ed. São Paulo: Saraiva, 1996.
DEMARCHI, C. Autonomia do direito educacional. In: Revista Eletrônica de Direito Educacional. Itajaí: Editora da UNIVALI, v.3, n.2, p.58-78, set./dez., 2002.
FREIRE, P. R. N. Pedagogia do oprimido. 4.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. (Coleção O Mundo, Hoje – v.21).
______. Educação como prática da liberdade. 24.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000a. (Coleção Leitura).
GRAVATÁ, I. et al. CLT organizada. 5.ed. São Paulo: Editora LTr, 2014.
GRUPPI, L. Tudo começou com Maquiavel: as concepções de Estado em Marx, Engels, Lênin e Gramsci. 3.ed. Porto Alegre: L&PM Editores Ltda, 1980.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 2.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
LYRA FILHO, R. O que é direito. 21.ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Coleção Primeiros Passos – v.62).
MATTIOLI, D. D. A educação no ordenamento jurídico brasileiro. In: SANTOS, M. P. S. (Org.). Oito olhares sobre a escola: formação docente, processo ensino-aprendizagem, políticas e gestão da educação. Ponta Grossa: Inter Art Gráfica e Editora Ltda – ME, p.95-120, 2015.
MENDES, L. O. O trabalho infanto-juvenil e o direito à educação: um contraponto à legislação e políticas de proteção à criança e ao adolescente brasileiros. In: VAIDERGORN, J. (Org.). O direito a ter direitos. Campinas: Autores Associados, p.75-96, 2000. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo – v.74).
NASCIMENTO, E. D. Lógica aplicada à advocacia: técnica de persuasão. São Paulo: Saraiva, 1981.
PINHO, R. R.; NASCIMENTO, A. M. Instituições de direito público e privado: introdução ao estudo do direito e noções de ética profissional. 18.ed. São Paulo: Atlas, 1993.
SAAD, E. G.; SAAD, J. E. D.; CASTELLO BRANCO, A. M. S. Consolidação das Leis do Trabalho: comentada. 40.ed. São Paulo: Editora LTr, 2007.
THOMAL, A. Novo espaço filosófico criativo: investigações sobre o pensar. 5.série. Florianópolis: Editora Sophos, 2003. (Coleção Filosofia Fundamental e Coleção Filosofia: O Início de uma Mudança).
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista Aporia Jurídica - ISSN 2358-5056