A EXPERIÊNCIA DA VACINAÇÃO NA CIDADE DE PONTA GROSSA, PARANÁ ATRAVÉS DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS.

Jeniffer Félix de Paula, Élcio Domingos da Silva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização de registros de dados fornecidos pela população à prefeitura de Ponta Grossa para a possibilidade de se vacinar contra Covid-19, bem como verificar como se deu a utilização de recursos tecnológicos, sendo eles o portal utilizado para cadastramento e o aplicativo “Vacina PG” lançado, ambos em prol de uma melhor gestão quanto às aplicações da vacina. Porém, ao ser analisado a apresentação do aplicativo perante a sociedade, contata-se que esse apenas trouxe confusões e dificuldades tanto ao seu modo de uso, quanto para quem fora direcionado. Sendo assim, cabe ressaltar que para se ter uma smart-city, é necessário muito mais do que apenas trazer recursos modernos e tecnológicos para ajudar nas questões de saúde pública, esses devem estar funcionando devidamente bem, não transtornando seus usuários, mas sim melhorado o atendimento, principalmente na circunstância em que a população se encontra. O cadastramento para a vacinação pelo aplicativo, tinha como objetivo ser uma ferramenta auxiliar, rápida, eficaz e segura, entretanto, conforme será demonstrado, não foi exatamente o que ocorreu. Logo para a realização do presente trabalho, buscou-se por meio de pesquisa bibliográfica demostrar a atuação da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Paraná com relação a vacinação contra Covid-19 através do uso de meios tecnológicos para orientar a logística de distribuição das doses.

Palavras-chave


Smart-cities, internet das coisas, vacina, Covid-19.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONIALLI, Dennys; CRUZ, Francisco Brito. Privacidade e internet: Desafios para a democracia brasileira. Fundação FHC, centro Edelstein, 2017.

APLICATIVO 'Vacina PG': Secretário de Saúde diz que também haverá agendamento pelo site. Meio dia Paraná: RPC, 2021. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/9706357/. Acesso em: 22 set. 2021.

ASHTON, K.. That ‘internet of things’ thing. RFiD Journal, 2009.

BRIA, Francesca; MOROZOV, Evgen. A cidade inteligente: tecnologias urbanas e democracia. São Paulo: UBU Editora, 2020.

SANTOS, Bruno P. et al. Internet das Coisas: da Teoria à Prática. Departamento de Ciência e Computação, UFMG, 30 de maio de 2016. Disponível em: https://homepages.dcc.ufmg.br/~mmvieira/cc/papers/internet-das-coisas.pdf.

Acesso em: 19 ago. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Aporia Jurídica - ISSN 2358-5056