PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES DAS FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE

Kelli Cristiane Michalski Fagundes Cunha

Resumo


O presente estudo tem como objeto investigar como os Docentes das Faculdades Integradas dos Campos Gerais - CESCAGE, percebem sua qualidade de vida, e como suas atividades laborais poderiam contribuir ou interferir nesta percepção. Podemos entender como qualidade de vida “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações". A terminologia qualidade de vida, abrange muitos significados, incluindo valores, experiências do próprio indivíduo e da sua coletividade à qual transcorrem ao longo de várias épocas, espaços e histórias diferentes, sendo, portanto, uma construção social e de relatividade cultural Tudo que afeta a qualidade e vida, ataca o homem contemporâneo, e, de modo específico, e o professor pode ser considerado um dos maiores problemas dos tempos modernos. Entende-se que só a situação de estresse na população brasileira está 50% mais elevado do que há quarenta anos. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar qualitativa, que pode ser classificada como estudo de caso, com a aplicação instrumentais em dois momentos, sendo um questionário sociodemográfico com questões como gênero, área de atuação e formação profissional e um segundo momento com abordagem de questões como contexto, cultura e valores sobre qualidade de vida por meio da mensuração em quatro domínios: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Tal pesquisa visa entender como os docentes de tal ies percebem sua qualidade de vida e se esta percepção tem relação com suas atividades laborais.

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