BENS DIGITAIS: AQUISIÇÃO E TRANSMISSÃO DA RIQUEZA VIRTUAL

Camila Bukoski, Elcio Domingues da Silva

Resumo


Resumo: Com o desenvolvimento da humanidade e a busca incessante pela agilidade nas conexões, bem como o frequente aumento das interações na rede mundial de computadores, é inegável a transformação dos valores na sociedade e a incorporação dos bens conhecidos como “digitais” ao patrimônio dos indivíduos, ocupando espaço de destaque dada a sua importância e indispensabilidade no cotidiano dos seres humanos dos diversos estados, países e continentes, ultrapassando as barreiras socioeconômicas e integrando a sociedade cada dia mais. Frente a esta realidade quase homogênea, a concentração de dados contidos no mundo virtual passa a ser visto como significativo bem do indivíduo, representando para ele um verdadeiro patrimônio. Com isso, busca-se com o presente trabalho a verificação da possibilidade e procedimentalidade de aquisição e transmissão dos bens digitais pelos indivíduos, bem como a sua classificação na composição da riqueza imaterial, trazendo a discussão acerca do caráter intangível e fungível, bem como as consequências práticas dessa classificação. O trabalho foi desenvolvido a partir do método dedutivo, através da pesquisa documental indireta, utilizando da pesquisa documental e bibliográfica, o qual se justifica na medida em que o objetivo do trabalho é utilizar de conceitos e entendimentos já firmados, passando para a análise de como se dá transmissão e a aquisição dos bens digitais dentro do ordenamento jurídico, e chegando por fim em um entendimento particular, o qual estará disposto na conclusão do trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


BÁRBARA, Priscila Marques Santa. Herança Digital: O Direito Sucessório no Âmbito do Direito Digital. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2021.

BEIRIGO, Gabriele Ferreira. A Transmissão dos Bens Digitais e o Direito Sucessório. Disponível em:

https://gabrielebeirigo.jusbrasil.com.br/artigos/592919143/a-transmissao-dos-bens-digitais-e-o-direi to-sucessorio. Acesso em: 22/07/2022

BIAZI, Danielle Portugal de. Propriedade: reconstruções na era do acesso e compartilhamento. 2021. Tese (Programa de Pós-Graduação em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2021.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil.

BRASIL. Lei nº 12.965, de 23 de abri de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

CAMPOS, Nattasha Queiroz Lacerda de Campos. Patrimônios e bens digitais: perfis de usuários nas redes sociais. 2022. Dissertação (Mestrado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2022.

DANTAS, Mateus Gregório; MELO, Felipe Viana de. Sucessão de Bens Digitais: Herança Digital e os Efeitos Sucessórios. João Pessoa, 2018.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. 39ª. Ed. São Paulo: Saraiva Jur, 2022.

FERREIRA, Rafael Medeiros Antunes. Os bens jurídicos e suas principais classes. Semana Acadêmica, Revista Científica. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_-_os_bens_juridicos_e_suas_principais_ classes.pdf. Acesso em: 22/05/2022

GUARDIA, Andrés Felipe Thiago Selingardi. Direito fundamental à proteção de dados: o tratamento de dados como relação jurídica. 2012. Tese (Programa de Pós-Graduação em Direito)

– Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012.

KLEIN, Júlia Schroeder Bald. A (in)transmissibilidade da herança digital na sociedade da informação. 2020. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade de Santa Cruz do Sul, 2020.

LACERDA, Vitor. Direito Civil – Bens. Disponível em: https://vwavee.jusbrasil.com.br/artigos/394018532/direito-civil-bens#:~:text=Patrim%C3%B4nio% 20%C3%A9%20o%20conjunto%20de,reais%20e%20obrigacionais%20(pessoais). Acesso em: 25/07/2022

PAIXÃO, Adrian Gabriel Fideles; KAI, Bruna Teixeira. Direito do Patrimônio Cultural na Era da Informação: Bens Digitais e a Tutela Jurídica. Porto Alegre, 2020.

SANTOS, Anna Caroline Silva dos; OTTONI, Ana Lúcia Andrade Tomich; JUNIOR, Elisjadilson da Silva Oliveira. A Destinação dos Bens Digitais Post Mortem. Faculdade Presidente Antonio Carlos Teófilo Otoni. Minas Gerais, 2020.

SILVA, Eduarda Vívian Gontijo; RESENDE, Gabriela Rabelo. Herança Digital no Brasil: O destino dos Bens Digitais após a morte do seu titular. Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Direito da Instituição de Ensino Superior (IES) da rede Ânima Educação. 2021.

SILVA, Alexandra de Oliveira da; FRANCO, Loren Dutra. Direitos da personalidade e a herança digital: uma análise da defesa póstuma dos direitos personalíssimos face à sociedade digital.

Revista das Faculdades Integradas Vianna Júnior, 2022.

SCHEREIBER, Anderson [et al]. Código Civil comentado: doutrina e jurisprudência. 3.ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2021.

TARTUCE, Flávio. Direito Civil : direito das coisas. Volume 4. 11. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2019.

TARTUCE, Flávio. Direito Civil: Lei de introdução e parte geral. Volume 1. 17 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2021.

ZAMPIER, Bruno. Bens Digitais. 2 ed. São Paulo: Foco, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista Aporia Jurídica - ISSN 2358-5056