O ESTADO E SUA RESPONSABILIDADE PERANTE A FLEXIBILIZAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo entender a responsabilidade do Estado perante a flexibilização dos direitos trabalhistas tendo como ângulo de visão os princípios que regem os direitos fundamentais, mais precisamente em se tratando dos direitos sociais, buscando a responsabilização do Estado contemporâneo como aplicador da norma mais justa ao trabalhador perante a sociedade cada vez mais capitalistas. Busca, também, trazer contexto histórico estudando as transformações que tais direitos sofreram durante décadas em prol da sociedade, bem como, também, em prol da economia como um todo. Visa instruir o leitor em uma perspectiva contemporânea na necessidade ou não da flexibilização dos direitos trabalhistas por parte do Estado. Tem, por fim, como foco instruir o leitor que, muitas vezes, flexibilização de direitos trabalhistas não se confunde com perca de direitos, mas sim a plena manutenção da economia e das políticas sociais em prol à coletividade, bem como em prol da estabilidade financeira e econômica não só dos empresários, mas também do Estado.
Texto completo:
PDFReferências
AMARAL, Julio Ricardo de Paula. Eficácia dos Direitos Fundamentais nas Relações Trabalhistas: 2 ed. São Paulo: LTR, 2014.
BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho: 8 ed. São Paulo: LTR, 2012.
BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao Alcance de Todos: 6 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.
CASTRO, Carlos Alberto Pereira Castro. LAZZARI, João Batista. Manual de Direito Previdenciário: 13 ed. São Paulo: Conceito Editorial, 2011.
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho: 14 ed. São Paulo: LTR, 2015.
GARCIA, Gustavo Felipe Barbosa. Curso de Direito do Trabalho: 7 ed. Ver. e atual. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2013.
LEITE. Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito do Trabalho: 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
MARTINEZ, Luciano. Curso de Direito do Trabalho: Relações Individuais, Individuais e Coletivas do Trabalho. 4 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.
MIRAGLIA. Lívia Mendes Moreira. O Direito do Trabalho Como Instrumento de Efetivação da Dignidade Social da Pessoa Humana no Capitalismo: Disponível em: < http://www.trt3.jus.br /escola/download/revista/rev_79/livia_mendes_moreira_miraglia.pdf>. Acesso em 17 de julho de 2015.
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho: 25 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
OIT LISBOA. Trabalho digno para todos: Disponível em: http://www.ilo.org/public/portugue/region/eurpro/lisbonhtmlportugal_visita_guiada_01a_pt. htm. Acesso em 22 de julho de 2015.
SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais: Uma Teoria Geral dos Direitos Fundamentais na Perspectiva Constitucional. 11 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito constitucional Positivo: 33 ed. São Paulo: Malheiros, 2010.
SUSSEKING, Arnaldo. Direito Constitucional do Trabalho: 4 ed. São Paulo:
Renovar, 2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Revista Aporia Jurídica - ISSN 2358-5056


