Gestão do Conhecimento: desafios e vantagens de sua adesão em um Órgão Público de MG

Maria Fernanda Dias Rocha, Danilo de Melo Costa, Leandro dos Santos Ferreira

Resumo


A Gestão do Conhecimento vem ganhando grande importância no cenário organizacional, tornando-se uma grande tendência entre as empresas e órgãos públicos. Técnicas e estratégias vêm sendo adotadas visando extrair o máximo de conhecimento possível sobre as atividades da organização de modo que as mesmas não se percam com o passar do tempo, tendo a gestão da Tecnologia da Informação como uma ao oferecer mecanismos que facilitem e apoiem esta retenção do conhecimento. Dentro deste contexto, o objetivo deste artigo é levantar as principais limitações que um processo de implantação da Gestão do Conhecimento em um órgão público mineiro pode apresentar que impeçam que o processo tenha sucesso. Os resultados demonstraram que, além da necessidade de se ter uma estratégia e um mapeamento do conhecimento bem definidos e estruturados, também é necessário definir uma forma de contornar as limitações do processo, de modo que as mesmas não impeçam a sua viabilidade.

Palavras-chave


Gestão do Conhecimento, Tecnologia da Informação e Comunicação, Órgãos públicos, Capital Humano.

Texto completo:

PDF

Referências


ANGELONI, M. T. Organizações do Conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2002.

BUKOWITZ, W.R. WILLIAMS, R.L. Manual de gestão do conhecimento: Ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CÂNDIDO, Ataíde. ARAÚJO, Nadja Macedo. As tecnologias de informação como instrumento na viabilização da gestão do conhecimento através da montagem de mapas cognitivos. Ibict, v.32, n.3, fev. 2003.

CARVALHO, Rodrigo Baroni de. Aplicações de Softwares de Gestão do Conhecimento: Tipologia e Usos. 2000. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.

COELHO, Espartaco Madureira. Gestão do conhecimento como sistema de gestão para o setor público. Revista do serviço público, v.55, n.1-2, 2004. p. 89-115.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

FANTONI, Margarida Maria Souto. Implantando a Gestão do Conhecimento no Governo de Minas Gerais. In: VII CONGEP: Congresso Nacional de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública. 2013.

MEDEIROS, Juliano Santos. TORRES, Cristina da Silva. LAVOURA, Natália. OLIVEIRA, Mirian. Tecnologia da Informação como Suporte à Gestão do Conhecimento. In: X Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: PUCRS, 2009.

MINAS GERAIS. Política de Gestão do Conhecimento na Administração Pública Estadual. Dispõe sobre instrumento que materializa e viabiliza a implantação da Política de Gestão do Conhecimento no Governo de Minas, instituída por intermédio da Resolução Seplag no. 55, de 27/7/2012. Poder Executivo, Belo Horizonte, out. 2013.

MINAS GERAIS. Resolução SEPLAG nº55, de 27 de julho de 2012. Dispõe sobre a instituição da Política de Gestão do Conhecimento, no âmbito da Administração Direta e Indireta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual. Diário Oficial Minas Gerais, Poder Executivo, Belo Horizonte, 28 jul. 2012.

MOURA, Artur Alves de. CAMPANHOLO, Tarcisio. Tecnologia da Informação aliada à gestão do Conhecimento na Melhoria da Estratégia e Desempenho Organizacional. Revista da Católica, Uberlância, v.3, n.5, jul. 2011.

NOGAS, Claudio. PALADINI, Edson Pacheco. A Gestão do Conhecimento como Fator Competitivo para Empresas Brasileiras exportadoras: Um Diferencial Estratégico em Tempos de Crise. Revista das Faculdades Santa Cruz, Curitiba, v.8, n.1, jun. 2010.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002. 286p.

ROSA, Lorraine Camila Alves. Inovação e a Gestão do Estado de Minas Gerais. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós Graduação em Gestão Estratégica de Negócios) - Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, 2010.

ROSSETTI, A. G., MORALES, A. T. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ci. Inf., v. 36, n. 1, p. 124-135, Brasília, 2007.

SOUZA, Daniela Borges Lima de. Gestão do Conhecimento nas Organizações: Desafios e Oportunidades. Estação Científica, Juiz de Fora, n.3, out. 2006.

TERRA, J.C.C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Negócio Editora, 2000.

TERRA, J.C.C. Gestão do Conhecimento na Esfera Pública: desafios e oportunidades. 2010. Disponível em . Acesso em: 7 de Fevereiro de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista Innovare - ISSN 2175-8247