IMPACTO GERADO EM DECORRENCIA DA PANDEMIA DO COVID 19 NO COMÉRCIO VAREJISTA DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Yan Ferreira Damaceno, Tiago Jesus Matos, Gerson Amorim Dias

Resumo


O mundo passou por uma epidemia, que afetou diretamente o comercio,especialmente as micro e pequenas empresas. Por serem pequenas, há umafalta de planejamento ou falta de tempo e conhecimento sobre planejamentos, oque deixam despreparados para a situações como essas.várias pessoas foram obrigadas a viver em suas próprias casas, portanto,como essas MPEs se adaptam a essa nova realidade. O presente artigo devecomo proposito identificar as estratégias encontradas pelas micro e pequenasempresas do setor de comercio na época da pandemia da covid 19, no municípiode vitória da conquista sudoeste baiano, e para conseguir esse propósito, foirealizada uma pesquisa, descritiva tendo uma abordagem qualitativa para apesquisa multidisciplinar, em um documento de coleta de dados construídolentamente em duas lojas varejistas do ramo de vendas moveis. Como resultado,foi identificado que essas MPEs trabalharam com estratégias eficazes de reaçãode acordo ao que era vivido dia a dia por essas organizações, Pelo fato de nãoterem um planejamento ou estratégia para o cenário de pandemia.

Palavras-chave


empreendedorismo, micro e pequenas empresas, pandemia, estratégias

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