IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA COVID-19 NO CONSUMO DE ROUPAS: INVESTIGANDO A DICTOMIA HEDONISMO VS UTILITARISMO

Nathália Fernanda Cavalcante Coelho, Lívia Nogueira Pellizzoni

Resumo


O vestuário é um dos conceitos de moda mais consumidos e representa grande relevância para o mercado, também é um dos setores que mais traduz a ambiguidade do significado que um objeto pode ter para o indivíduo. Esse significado pode ser tanto para o utilitarismo e sua função, quanto para expressar os seus desejos mais intrínsecos. A atual pandemia alterou a visão que o consumidor tem de tais objetos. E o presente trabalho busca identificar o comportamento predominante desse consumidor, entre a dicotomia utilitária e hedônica. Para isso faz-se uso de uma pesquisa quantitativa baseada na escala desenvolvida por Babin, Darden e Griffin (1994) e os resultados encontrados, foi a utilização dos dois construtos na tomada de decisão da compra, porém com uma predominância no construto utilitário. Tais resultados podem ajudar a entendera relevância que os aspectos psicológicos têm nas tomadas de decisões (no processo de consumo) indicam um impacto socioeconômico da pandemia afetando financeira e emocionalmente o consumidor. 


Texto completo:

PDF

Referências


AUMENTO DO CONSUMO ONLINE. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/18/habito-de-consumo-adquirido-na-pandemia-deve-permanecer-apos- covid-19.htm#:~:text=Segundo%20os%20dados%2C%2061%25%20dos,consumo%20imediato%20que%20cresceram%2079%25 [Acesso em: 19/11/2020]

ASSINTECAL – Pesquisa sobre impacto do corona vírus (COVID-19). Disponível em: https://www.assintecal.org.br/noticias/2458/o-impacto-do-coronavirus-no-consumo-de-vestuario-e-calcados [Acesso em: 16/11/2020]

ATHLA, O. (1985). Hedonic and Utilitarian Aspects of Consumer Behavior: An Attitudonal Perspective http://content.ebscohost.com/pdf

BABIN, B, DARDEN, W. e GRIFFIN, M. (1994). Work and/or Fun: Measuring the Hedonic and Utilitarian Shoping Value. Disponível: http://content.ebscohost.com/pdf19_22/pdf/1994/JCR/01Mar94/9409162886.pdf?T=P& [Acesso em: 17/10/2020]

BLOCK. P e RICHINS, M. (1983). A Theoretical Model for the Study of Product ImportancePerceptions. Disponível em: http://content.ebscohost.com/pdf19_22/pdf/1983/JMK/01Jul83/4999836.pdf?T=P&P=N&K=4999836&S=R&D=bth&EbscoContent=dGJyMNHr7ESep84yNfsOLCmr0qep7FSsa64TbOWxWXS&ContentCustomer+dGJyMPGqt0%2BwrbNLuePfgeyx44Dt6fI [Acesso em: 20/10/2020]

CARPENTER, J. MOORE , MARGUERITE (2008). Utilitarian and hedonic shopping value in the US discount sector. Disponível: http://www.sciencedirect.com/science?_ob=MiamiImage

DANTAS,B. L. L. (2018). "Look do dia": consumo conspícuo de fast fashion e construções identitárias no Instagram. (Dissertação de mestrado). Disponível em:

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/12947/1/Arquivototal.pdf [Acesso em: 23/10/2020]

Hamilton, K. L. (2012). Low-income families and coping through brands: Inclusion or stigma? Sociology, 46(1), 74–90. https://doi.org/10.1177/0038038511416146 Acesso em: 18/12/2020

HUSEMANN, Katharina; ECKHARDT, Giana. Consumer deceleration. Journal of Consumer Research, v. 45, n. 6, p. 1142-1163, abr. 2019. Disponível em: https://academic.oup.com/jcr/article/45/6/1142/4999270. Acesso em: 18/12/2020

HIRSCHAMAN, E. e HOLBROOK, M. (1982). Hedonic Consumption: Emerging Cocepts. Methods, and Propositions. Disponível em: http://content.ebscohost.com/pdf19_22/pdf/1982/JMK/01Jul82/5006984.pdf?T=P&P=AN&K=5006984&S=R&D=bth&EbscoContent=dGJyMNHX8kSeqa84wtvhOLCmr0mep7FSsKm4TLWWxWXS&ContentCustomer=dGJyMPGqt0%2BwrbNLuePfgeyx44Dt6IA [Acesso em: 23/10/2020]

IBGE : Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27575-producao-industrial-cai-9-1-em-marco-de-2020 [Acesso em: 26/11/2020]

JONES, M., REYNOLDS, K e ARNOLD, M. (2005). Hedonic and utilitarian shopping value: Investingatin differential effects on retail outcomes. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science?_ob=URL&_cid=271680&_user=2468321&_pii=S0148296306000725&_check=y&_origin=&_coverDate=30

[Acesso em: 28/10/2020]

KIM, H. (2006). Using the Hedonic and Utilitarian Shopping Motivations to Profile Inner City Consumers. Disponível em: http://content.ebscohost.com/pdf2006/2QFG/01Apr06/23507507.pdf?T=p%P=AN&K=2357507&S=R&D=bth&EbscoContent=dGJyMNHr7ESepq84yNfsOlCmr0qep69Ssqi4TbaWxWXS&ContentCostumer=dGJyMPGqt0%2BwrbNLuePfgeyx44Dt6fIA. [Acesso em: 23/11/2020]

LIPOVETSKY, G. (2009). O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Editora

Companhia das Letras.

LOFMAN, B. (1991) Elements of Experimental Consumption: Na Exploratory Study. Disponível: http://content.Ebscohost.com/ [Acesso em: 23/11/2020]

MCCRACKEN, G. (2007). Cultura e consumo: uma explicação teórica da estrutura e do movimento do significado cultural dos bens de consumo. Revista de Administração de Empresas, 47(1), 99-115.

MCNEIL, L., & MOORE, R. (2015). Sustainable fashion consumption and the fast fashion conundrum: fashionable consumers and attitudes to sustainability in clothing choice. International Journal of Consumer Studies, 39 (3), 212-222

MCKINSEY & COMPANY - The State of fashion 2020- Coronavirus update – Disponível em: http://texbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/04/The-State-of-Fashion-2020-Coronavirus-Update-final.pdf

MIRANDA, Ana Paula (2008) Consumo de moda: A relação pessoa-objeto.

Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=SMqCDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT7&dq=consumo+da+moda&ots=C4ja9hvq3H&sig=QS3olq9jjCvHNSEEt9rFKBhqhPM#v=onepage&q=consumo%20da%20moda&f=false

[Acesso em: 16/10/2020]

SMITH. (2020) – Do Descanso ao sexo: Um estudo das práticas hedonistas de lazer e prazer dos turistas gays http://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusaoWS?idpessoal=29859&idprograma=40001016079P9&anobase=2020&idtc=1 - implicações da pandemia [Acesso em: 26/10/2020]

SHERRY, J MCGRATH, M. e LEVY, S (1993). The Dark Side of Gift. Disponível em: http://www.nd.edu/~jsherry/pdf/1993 [Acesso em: 26/10/2020]

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: Comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

WATSON, M. Z., & Yan, R. N. (2013). An exploratory study of the decision processes of fast versus slow

fashion consumers. Journal of Fashion Marketing and Management: An International Journal

United Kingdom, 7(2), 141-159.

(WHO) World Health Organization. (2020ª.). Actualización de la estratégia frente a la COVID-19. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/covid-strategy-update-14april2020_es.pdf?sfvrsn=86c0929d_10 [Acesso em: 25/11/2020]


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista Innovare - ISSN 2175-8247