PEDAGOGIA SOCIAL: HISTÓRICO, CONCEITOS E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PEDAGOGOS(AS) EM INSTITUIÇÕES DE ABRIGO SOCIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Ângela Aparecida Stadler, Marcos Pereira dos Santos, Taila Lovato Oliveira Silva

Resumo


O presente artigo acadêmico-científico tem como principal objetivo trazer a lume reflexões críticas acerca da Pedagogia Social em termos de histórico, conceitos e atuação profissional de pedagogos(as) em instituições de abrigo social no Brasil contemporâneo. Para tanto, o trabalho de investigação científica em foco, de abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, encontra-se didática e metodologicamente estruturado em seis partes distintas, quais sejam: 1ª) Pedagogia como Ciência, teoria e prática da Educação; 2ª) Aspectos históricos e definições conceituais atinentes à Pedagogia Social; 3ª) Visão panorâmica sobre o trabalho socioeducativo de pedagogos(as) no contexto brasileiro à luz da Pedagogia Social; 4ª) Breves notas alusivas à gênese e evolução das instituições de abrigo social no Brasil; 5ª) O que é e como se faz abrigo social; e 6ª) Atuação profissional de pedagogos(as) em instituições de abrigo social no Brasil do século XXI, tendo em vista as suas possibilidades, limitações e desafios. Por fim, a título de considerações finais, tecemos alguns comentários concernentes aos pontos mais centrais, basilares, relevantes e nevrálgicos no que tange à temática abordada.    


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