OS DESAFIOS DA QUALIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA: UMA ANÁLISE SOBRE OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA EMPRESA CIDADE VERDE

Marcos Brenno Amaral, Millena Chaves Guimarães, Railanna Chaves Guimarães

Resumo


Neste artigo foi proposto uma análise da qualidade do transporte público coletivo em Vitória da Conquista - BA. Para isso, foi entregue aos usuários da linha D30 - Vilas Serranas x UESB um questionário a fim de avaliar de forma quantitativa as informações sobre as condições dos veículos e tratamento dos funcionários. Os resultados indicaram a grande insatisfação da população com relação aos serviços prestados pela Viação Cidade Verde. Esta empresa é a única responsável por ofertar este serviço, não sendo, portanto, suficiente para atender as demandas da população. Deste modo, há muito o que se investir nesta área para ter um serviço de qualidade oferecido aos usuários do transporte público.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Jéssica Almeida de; BITTENCOURT, Allan de Lima; FREITAS, André Luís Policani. Avaliação da qualidade de transporte público: Um estudo experimental considerando ônibus e vans. Anais do XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. João Pessoa/PB. Abepro, 2016. 13 p.

ABREU, Vitor Hugo Souza de. In: ABREU, Vitor Hugo Souza de. Avaliação da Qualidade do Transporte Público por Ônibus Referente à Linha 936: Campo Grande - Cidade Universitária (Ilha de Fundão). 2016. Projeto de Graduação (Bacharelado em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10017343.pdf. Acesso em: 11 mar. 2019.

ANTP – Associação Nacional de Transporte Público. Dados do sistema de informações. São Paulo, 2006.

ANTP. Associação Nacional de Transportes Públicos. Transporte humano: cidades com qualidade de vida. São Paulo, ANTP. 1997.

BITTENCOURT, Allan de Lima; FREITAS, Andre Luis Policani. Avaliação da qualidade do transporte público urbano por ônibus e por vans: Uma análise segundo a percepção masculina e feminina. In: XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2017. Joinville- SC, Brasil: [s. n.], 2017. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_WIC_239_389_31637.pdf. Acesso em: 11 mar. 2019.

CARVALHO, Daniel; CARNEIRO, Rafael; MARTINS, Helen Fernanda Alves; SARTORATO, Eduardo. Pesquisa Bibliográfica. Goiânia, 16 jun. 2004. Disponível em: http://pesquisabibliografica.blogspot.com.br. Acesso em 20 de junho de 2019.

Denzin, Lincoln, editors. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications; 1994.

FERRAZ, Antônio Clóvis Pinto.; TORRES, Isaac Guillermo Espinosa. Transporte Público Urbano. 2.ed. São Carlos, Rima. 2004.

LIMA JR., Orlando Fontes. Qualidade em serviços de transportes: conceituação e procedimento para diagnóstico. São Paulo, Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. 1995.

MATTAR, F. N. (1994) Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise, 2a. ed. São Paulo: Atlas, 2v., v.2.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2004.

POLIT, Denise; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. de Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing - Conceitos e Metodologia. [S. l.]: Pearson Universidades, 2007.

VASCONCELLOS, Eduardo de Alcântara. Transporte urbano nos países em desenvolvimento: reflexões e propostas. 4.ed. São Paulo. Annablume, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Innovare - ISSN 2175-8247