OS DESAFIOS DA QUALIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA: UMA ANÁLISE SOBRE OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA EMPRESA CIDADE VERDE
Resumo
Neste artigo foi proposto uma análise da qualidade do transporte público coletivo em Vitória da Conquista - BA. Para isso, foi entregue aos usuários da linha D30 - Vilas Serranas x UESB um questionário a fim de avaliar de forma quantitativa as informações sobre as condições dos veículos e tratamento dos funcionários. Os resultados indicaram a grande insatisfação da população com relação aos serviços prestados pela Viação Cidade Verde. Esta empresa é a única responsável por ofertar este serviço, não sendo, portanto, suficiente para atender as demandas da população. Deste modo, há muito o que se investir nesta área para ter um serviço de qualidade oferecido aos usuários do transporte público.
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, Jéssica Almeida de; BITTENCOURT, Allan de Lima; FREITAS, André Luís Policani. Avaliação da qualidade de transporte público: Um estudo experimental considerando ônibus e vans. Anais do XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. João Pessoa/PB. Abepro, 2016. 13 p.
ABREU, Vitor Hugo Souza de. In: ABREU, Vitor Hugo Souza de. Avaliação da Qualidade do Transporte Público por Ônibus Referente à Linha 936: Campo Grande - Cidade Universitária (Ilha de Fundão). 2016. Projeto de Graduação (Bacharelado em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10017343.pdf. Acesso em: 11 mar. 2019.
ANTP – Associação Nacional de Transporte Público. Dados do sistema de informações. São Paulo, 2006.
ANTP. Associação Nacional de Transportes Públicos. Transporte humano: cidades com qualidade de vida. São Paulo, ANTP. 1997.
BITTENCOURT, Allan de Lima; FREITAS, Andre Luis Policani. Avaliação da qualidade do transporte público urbano por ônibus e por vans: Uma análise segundo a percepção masculina e feminina. In: XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2017. Joinville- SC, Brasil: [s. n.], 2017. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_WIC_239_389_31637.pdf. Acesso em: 11 mar. 2019.
CARVALHO, Daniel; CARNEIRO, Rafael; MARTINS, Helen Fernanda Alves; SARTORATO, Eduardo. Pesquisa Bibliográfica. Goiânia, 16 jun. 2004. Disponível em: http://pesquisabibliografica.blogspot.com.br. Acesso em 20 de junho de 2019.
Denzin, Lincoln, editors. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications; 1994.
FERRAZ, Antônio Clóvis Pinto.; TORRES, Isaac Guillermo Espinosa. Transporte Público Urbano. 2.ed. São Carlos, Rima. 2004.
LIMA JR., Orlando Fontes. Qualidade em serviços de transportes: conceituação e procedimento para diagnóstico. São Paulo, Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. 1995.
MATTAR, F. N. (1994) Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise, 2a. ed. São Paulo: Atlas, 2v., v.2.
PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2004.
POLIT, Denise; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. de Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing - Conceitos e Metodologia. [S. l.]: Pearson Universidades, 2007.
VASCONCELLOS, Eduardo de Alcântara. Transporte urbano nos países em desenvolvimento: reflexões e propostas. 4.ed. São Paulo. Annablume, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista Innovare - ISSN 2175-8247

