DA TEORIA À PRÁTICA: DISCUSSÕES ACERCA DA PERCEPÇÃO DA RACIONALIDADE INSTRUMENTAL E SUBSTANTIVA NA GESTÃO A PARTIR DA ÓTICA DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA

Raví Lima Santos, Bruno Nascimento Oliveira, Gardênia Tereza Jardim Pereira

Resumo


O processo educacional de um aluno defronta com vários paradigmas que não perpassa apenas os aspectos teóricos ensinados em sala de aula, é preciso também colocar em evidencia a prática como fator de desenvolvimento para a percepção do individuou sobre os diferentes tipos de gestão. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo geral analisar a influência do ensino de uma gestão de pessoas baseada na racionalidade instrumental e substantiva sobre o aluno. É importante destacar que essas abordagens tem como princípio identificar como são as práticas ensinadas na disciplina gestão de pessoas e a realidade do mercado de trabalho. Sendo assim, utilizou-se como objetivos específicos, analisar a percepção dos alunos sobre as práticas no que tange a gestão de pessoas; Identificar qual a influência da racionalidade instrumental e substantiva no ensino da gestão de pessoas; Identificar os fatores que levam a motivação ou desmotivação sob a visão dos alunos. Para atender ao objetivo proposto, a pesquisa estruturou-se como exploratório descritivo de natureza quali-quantitativa. O presente estudo traz os resultados da aplicação de um questionário composto por 13 questões, o qual foi aplicado aos alunos da disciplina de Gestão de Pessoas de uma instituição de ensino privada situada na cidade de Vitória da Conquista-BA. De acordo com os resultados obtidos, aproximadamente 63% dos alunos entrevistados apresentaram uma percepção favorável a aplicação da racionalidade substantiva.


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